domingo, 20 de novembro de 2016

Avondale Rosé 2014 - um coringa na harmonização!

Confesso ser um apreciador dos vinhos da vinícola sul-africana Avondale desde o momento em que conheci o seu proprietário, Jonathan Grieve, num evento de vinho organizado pela Wein Haus em Santa Cruz e fui inserido no minimalismo produtivo de suas linhas, muitas delas orgânicas. Um destes vinhos é o comentado de hoje, o Avondale Rosé 2014.

Este vinho é elaborado com um blend das castas Muscat de Frontignan (86%) e Mourvèdre (14%) oriundas dos vinhedos da região de Paarl, na referida África do Sul.

Sua coloração é um ocre clarinho cor casca de cebola, com nuances rosadas e outras douradas, muito brilhante e límpido. Possui um grande frescor tanto aromático quanto gustativo e o ideal é bebe-lo o mais jovem possível mantendo para sorver desta característica.  Possui aromas florais – rosas em destaque – além do frutado como mamão, pomelo, goiaba, groselha e lichia, e ainda um toque mineral ao seu final. A boca é leve com acidez que pede companhia, muito fresco e com goiaba e mineralidade sendo repetida. Boa persistência e ótima distinção palativa.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 10 a 12oC.  

Gosto de brincar com a harmonização dos vinhos rosés utilizando além das tradicionais combinações com salmão, crustáceos, canapés também com cortes magros de cordeiro assado, algumas sobremesas cítricas, queijos de massa mole, pizzas que levam legumes e comida tailandesa sem pimenta.  


Você encontra os vinhos da Avondale na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone (51)3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário