quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Prosit! - Marzenbier: a cerveja da Oktoberfest!


Vamos falar do estilo de cerveja feito para a tradicional festa alemã, a Oktoberfestbier ou Marzenbier. Marzen (março) porque em sua origem na bavaria, esta cerveja era produzida na primavera para ser consumida no final do verão, e mais tarde, durante a Oktoberfest.

Tecnicamente, segundo o German Beer Institute, somente as cervejarias dentro dos limites da cidade de Munique fabricam a tradicional cerveja para a festa, e também são as únicas autorizadas a participarem da mesma. Mas muitas outras cervejarias produzem esse estilo ao redor do mundo, assim como a Heilige.

Originalmente o estilo era produzido em março, pois sem controle de temperatura em meados do século XVI era impossível fabricar cerveja nos meses mais quentes do verão, sendo assim adiantavam o processo e conseguiam que o líquido ficasse maturando em caves ou grutas de temperatura amena por pelo menos quatro meses. O resultado é uma cerveja encorpada e turva, com leve amargor e graduação alcoólica entre 5% e 6%.  Digna de ser servida em um Mass!

Impressionantemente nos primeiros anos da festa, o evento principal eram as corridas de cavalo. Em 1814, a cerveja começou a tornar-se o ingrediente principal, e hoje o consumo em suas duas semanas é responsável por cerca de 30% da produção anual de todas as cervejarias de Munique juntas!

O exemplar produzido em Santa Cruz do Sul pela Heilige, seguindo o padrão do estilo é uma cerveja encorpada, de coloração cobreado turvo. No gosto tem leve amargor de lúpulo e alta refrescância. Para matar a sede de qualquer participante de Tanzgruppe ou acompanhar um bom Eisbein, Sauerkraut ou Reibekuchen. 

Possui 6,5% de graduação alcoólica.

Prosit!


E lembre-se: se beber,não dirija!

*artigo de Matheus Muller


Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário