domingo, 9 de outubro de 2016

Leonardo Falcone Tannat Reserva Familiar 2005 - um Tannat de exceção!

Esta semana recebi do amigo Daniel Arraspide, jornalista e sommelier de Montevidéu, e como gosto de chamá-lo, “embaixador do vinho uruguaio” uma caixa com variados vinhos daquele país para provar. 

O primeiro que abri foi uma grata surpresa: o tinto Leonardo Falcone Tannat Reserva Familiar 2005. Tal vinho mostra o potencial de guarda daqueles vinhos Hermanos, afinal, mesmo em casco simples e rolha pequena, o líquido armazenado por onze anos ali dentro estava estupendo. 

A coloração rubi com halo iniciando ocre não demonstrava tal idade, pois bem parecia um vinho de 3 ou 4 anos de safra. De imediato os aromas denotaram-se complexos e elegantes trazendo frutas vermelhas e negras, cerejas, ameixas, groselha, funcho, floral, alcaçuz, toques defumado e mentol, também uma palheta terrosa e, depois de uma hora, tâmaras e cacau. Em boca ainda maior encantamento: taninos domados, equilibrado, média persistência, muito fino e elegante. 40% do vinho estagia em barricas de carvalho francês por 12 meses.

Certamente um dos Tannats uruguaios mais distintos que já degustei e com o álcool surpreendentemente baixo com apenas 12,1%.

O ideal é ser degustado entre 16 a 18oC.

Combinou bem com – é claro – assado de carnes vermelhas, também harmoniza com queijos de média cura, risotos e mesmo sem companhia, para ser degustado contemplativamente.

Você encontra vinhos uruguaios na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51)3711.3665 e www.weinhaus.com.br.
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     


Nenhum comentário:

Postar um comentário