sábado, 24 de setembro de 2016

A Avaliação Nacional de Vinhos – safra 2016 - em primeira mão!

Se pudéssemos resumir o evento que ocorreu neste sábado nos pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves que recebeu mais uma Avaliação Nacional de Vinhos seria: espetacular!



Somente a terra do vinho poderia sediar a maior degustação coletiva de uma safra de vinhos do mundo, já na sua 24ª. edição! E esta bateu todos os recordes possíveis, afinal mais de 850 pessoas acompanharam com muita expectativa as amostras desta conturbada safra 2016, que teve uma quebra de mais de 50% de sua produção e que deu muito trabalho aos produtores e enólogos.   
 
850 participantes puderam degustar as 16 amostras mais representativas comentadas pelo júri internacional

Este impressionante público presente formado por produtores, distribuidores, estudantes de enologia, enólogos, enófilos, imprensa e amantes do vinho somou-se ao painel composto por 15 personalidades do mundo do vinho e mais uma pessoa do público escolhida por sorteio no evento e juntos degustaram as 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas de um total de 241 inscritas vindas de 5 estados brasileiros. Bases de espumante, brancos e tintos foram servidos pelos estudantes de enologia na tradicional logística de serviço que é praticamente um balé de garrafas e taças desenrolado dentro dos pavilhões do evento.     


A safra 2016 do vinho gaúcho – que teve a maioria nas amostras inscritas - despertou destacada expectativa tanto por parte dos produtores quanto dos consumidores com relação ao volume e qualidade da safra. Fatores climáticos oriundos do fenômeno “El Niño” tiveram efeitos muito fortes sobre o estado e região Sul, impactando também nos vinhedos. Geadas na metade de setembro no ano passado; depois incidências de granizo em novembro e dezembro; além de excesso de chuvas em dezembro (período de desenvolvimento dos compostos fenólicos que estão relacionados direta ou indiretamente com a qualidade do vinho, sendo os responsáveis pela cor, corpo e adstringência da bebida e os grandes responsáveis pelas diferenças entre uvas ou vinhos tintos e brancos, pela presença ou ausência de antocianinas) apontaram segundo estimativas da Embrapa, mais de 50% de quebra na safra 2016.



As planilhas para avaliação digital das amostras que estrearam no ano passado foram dinamizadas e ficaram com o processamento mais rápido e atestaram que cada vez mais tecnologia e vinho estão andando juntos. Através de um sistema totalmente digital via intranet as notas do público e a dos jurados, mais a dos enólogos da Embrapa imediatamente foram conhecidas de maneira ágil e precisa. O público presente recebeu senha e login próprios para acessar a ficha digital de seu smartphone ou tablet e o sistema computou imediatamente o conceito dado por cada integrante da plateia, calculando a mediana do público a cada amostra servida. 

O presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia - Juliano Perin, destacou em seu pronunciamento o incansável trabalho reeditado pela Embrapa em conjunto com a ABE nas semanas dedicadas as coletas e provas das amostras desta que é a maior avaliação coletiva de uma safra no mundo. E ressaltou que “o grande valor da Avaliação está na representatividade e na promoção dos vinhos brasileiros. Com diferentes solos e condições climáticas, o Brasil tem potencial para cultivar muitas variedades de uva e produzir vinhos diversos. Isso apareceu na multiplicidade de amostras inscritas e se comprova no resultado que apresentamos ao público, pois foi o ano em que a Avaliação classificou a maior diversidade de variedades”, frisa.


Este ano o tradicional agraciamento com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro foi para o professor Roberto Rabachino, italiano de nascimento e que nutre uma paixão especial pelo Brasil, seu vinho e sua gente. Doutor em Ciências da Alimentação, jornalista enogastronômico e professor universitário no Brasil, China e Itália, é autor de mais de 22 livros e já formou mais de 1.500 sommeliers internacionais no Brasil.

O Troféu Vitis Destaque Enológico foi para Antônio Agostinho Czarnobay, advogado, enólogo e viticultor. Primeiro a conquistar o título de Enólogo do Ano, em 2004, Czarnobay é bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Tecnologia de Alimentos (produção e controle) e atua como jurado em importantes concursos internacionais, como Vinalies, Vinitaly, Seléctions Mondiales, Vinagora e Mondial de Bruxelles. Ele foi o primeiro não europeu a integrar a União Internacional de Enólogos. “Estou muito emocionado. Como dizia o poeta Vladimir Maiakovski, ‘minha anatomia ficou louca. Sou todo coração’”, declarou Czarnobay.
 
Juliano Perin, presidente da ABE entre os agraciados com o Troféu Vitis Roberto Rabachino e Antonio Agostinho Czarnobay
As degustações da amostras iniciaram com as bases para espumantes, depois vinhos brancos e por fim vinhos tintos. Chamou especial atenção de todos os presentes as elevadas notas atribuídas pelos comentaristas sendo a amostra 14, Cabernet Sauvignon, com 93 pontos atribuídos por Aldemir Dadalt, além de 92 pontos dados pelo sommelier Diego Arebola a amostra 11, casta Marselan.  As bases para espumante e os brancos transitaram na média histórica entre 88 e 91 pontos, destacando-se pelo tradicional frescor, leveza e citricidade. Afinal depois de uma tumultuada safra por conta dos efeitos climáticos, percebe-se que a baixa na quantidade produzida não afetou a qualidade dos vinhos impulsionada pelo brilhante trabalho enológico.  

Novas castas entre as amostras mais representativas atestaram o potencial do vinho nacional
Ano a ano novas castas começam a surgir entre as amostras mais representativas mostrando afinal que o terroir brasileiro pode dar origem a vinhos de várias castas e desmistificando a idéia daqueles que tentam fazer da Merlot a uva símbolo do Brasil. Este ano entre esta casta e Cabernet Sauvignons tivemos novamente as ótimas Tannat, Cabernet Franc e Marselan, mas também Tempranillo e até Alicante Bouschet.


Antes da divulgação das amostras vencedoras, show de música e circo moderno com a Companhia Sorriso da Arte.


Foram inscritos nesta edição 241 amostras vindas de 46 vinícolas de cinco estados brasileiros, distribuídas em:
Base de espumante: 67 amostras
Branco não-aromático: 27 amostras
Branco aromático: 25 amostras
Tinto jovem: 16 amostras
Tinto: 106 amostras.

Os representantes das 46 vinícolas inscritas 

Os 16 vinhos mais representativos entre os 241 inscritos:

Categoria Vinho Base para Espumante:
1. Chardonnay – Casa Venturini Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha – RS)
2. Chardonnay – Domno do Brasil (Garibaldi – RS)
3. Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Geisse Ltda. (Pinto Bandeira – RS)

Categoria Branco Fino Seco Não Aromático
4. Riesling Itálico – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)
5. Chardonnay – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança (Santana do Livramento – RS)
6. Chardonnay – Basso Vinhos e Espumantes (Farroupilha – RS)

Categoria Branco Fino Seco Aromático
7. Sauvignon Blanc – Rasip Agropastoril (Vacaria – RS)
8. Moscato Giallo – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)

Categoria Tinto Fino Seco Jovem
9. Merlot – Vinícola Casa Motter (Caxias do Sul – RS)

Categoria Tinto Fino Seco
10. Tempranillo – Miolo Wine Group Vitivinicultura (Bento Gonçalves – RS)
11. Marselan – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)
12. Cabernet Franc – Casa Perini (Farroupilha – RS)
13. Cabernet Sauvignon – Guatambu Estância do Vinho (Dom Pedrito – RS)
14. Cabernet Sauvignon – Vinícola Almaúnica (Bento Gonçalves – RS)
15. Tannat – Dunamis Vinhos e Vinhedos (Dom Pedrito – RS)
16. Alicante Bouschet – Dal Pizzol Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)

O painel de personalidades que comentaram as amostras foi formado por:

1. Aldemir Dadalt – sommelier e empresário (Brasil)
2. Baudouin Havaux – jornalista (Bélgica)
3. Christian Bernardi – Enólogo do Ano 2015 (Brasil)
4. Cristián Aliaga  – enólogo (Chile)
5. Diego Arrebola – sommelier (Brasil)
6. Guilherme Velloso – jornalista (Brasil)
7. Juan Carlos Rincón – jornalista (Reino Unido)
8. Liana Sabo – jornalista (Brasil)
9. Marcelo Copello – jornalista (Brasil)
10. Pascal Marty – enólogo (França)
11. Petrus Elesbão –  organizador Vinum Brasilis (Brasil)
12. Rebecca Murphy – jornalista (USA)
13. Stavroula Liapi – enóloga (Grécia)
14. Thiago Rodrigues – ator (Brasil)
15. Túlio Dek – músico (Brasil)
16. Salvador Antonio Portela – São Paulo – Sorteado no público

* Fotos: Emerson Haas, Vinhos do Brasil, Bruna Cristófoli, Daniel Arraspide, Danúbia Otobelli, Jeferson Soldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário