quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A bruschetta de berinjela!


Ideal para quem não possui carne em sua dieta, a receita de hoje traz muito sabor e aroma e é preparada somente com legumes!

Gosto muito de berinjela, também chamada de carne vegetal devido a sua textura, talvez devido a sua versatilidade pois vai muito bem desde patê até grelhada na brasa. Tal fruto nasceu na Índia e foi cultivado em primeira instância na China no século 5 a.C.  Invadiu a Europa vinda pelas mãos árabes e a Itália – país que mais receitas com berinjela se tem notícia – chegou no século XIV.  O fruto de berinjela é uma boa fonte de sais minerais e vitaminas e seu valor nutricional total pode ser comparado ao do tomate. Nela encontram-se os minerais cobre, enxofre, magnésio, manganês, zinco, potássio, sódio, cálcio, ferro e fósforo além das vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Portanto pense bem antes de torcer o nariz ao ver uma berinjela! E a receita de hoje une este fruto a uma delícia italiana, a seguir a Bruschetta de Berinjela!  


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 berinjelas médias cortadas em fatias de 1,5 cm
1 pimentão vermelho finamente picado
1 cebola roxa média finamente picada
1 colher de sopa de alcaparras em conserva escorridas
2 colheres de sopa de folhas de hortelã frescas e rasgadas
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Unte uma assadeira com duas colheres de azeite de oliva. Disponha as fatias de berinjela, regue com mais uma colher de oliva e leve ao forno pré-aquecido a 200oC e asse por cerca de 20 minutos. Vire-as e deixe assar por mais 10 a 15 minutos. Enquanto a berinjela está no forno misture em um bowl o pimentão vermelho, a cebola, as alcaparras, o restante do azeite de oliva, o vinagre, as folhas de hortelã e uma pitada de sal e pimenta. Retire a berinjela do forno e sobre cada fatia coloque um pouco da mistura preparada e sirva. Para comer basta pegar com a mão e um guardanapo, sem talheres ou pratos, muito fácil e informal. E totalmente vegano!




Nenhum comentário:

Postar um comentário