quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Prosit! - Beer Project Babylone: cerveja de pão

O Beer Project começou através da iniciativa de alguns belgas criativos e entusiastas que, como propuseram em seu manifesto, cansados do “copiar e colar”, criaram receitas criativas e fugiram da linha belga tradicional.

Através de um processo de financiamento coletivo, onde pagando 160 euros adquiria-se o direito de receber 12 cervejas da cervejaria por ano (para o resto da vida!), em 2013 conseguiram produzir sua primeira cerveja em parceria com a cervejaria Anders, de Bruxelas. Em 2015 construíram sua própria cervejaria, e os investimentos continuam em novos talentos e maquinário.

Fugindo dos estilos tradicionais belgas, buscam suas inspirações em diversas partes do mundo. Não diferente, esta receita faz voltar no tempo no ano 1900 a.c. buscando na Babilônia esta que é a primeira cerveja moderna a utilizar o famoso “pão dormido” em sua composição.

Cerca de 30% do malte utilizado é substituído por fatias de pão, praticamente uma fatia e meia por garrafa, formando literalmente um pão liquido. Utilizando lúpulo americano no dry hopping (processo de inserção do lúpulo na fase de fermentação da cerveja ao invés da fervura, liberando mais aroma) que confere um incrível cítrico a esta bitter. No gosto se sente o toque de pão, leve caramelo, picância e cítrico que dão frescor e equilíbrio agradáveis, tem corpo levemente mais denso que as representantes inglesas do estilo.

Lembrando que esta não se trata de uma cerveja com malte de trigo ou Weissbier, por não usar este tipo de malte e sim o pão, literalmente. Uma cerveja para matar a sede, vai muito bem com bruschettas, salmão grelhado, medalhão de entrecote grelhado, ou para substituir a fatia de pão do café da manha.


Possui graduação alcoólica de 7%.

Prosit!

E lembre-se: se beber, não dirija!


*artigo de Matheus Muller

Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário