quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O entrecote na chapa ao molho de Tinta de Toro!


Quer combinação melhor que carne com vinho? Confira esta receita que junta os dois ingredientes no prato!

O vinho Tinta de Toro nada mais é do que o tinto elaborado com a uva Tempranillo, cepa que na região espanhola de Toro, no noroeste do país, na província de Zamora, leva este nome e é tida como a menina dos olhos dos espanhóis. Em outras regiões espanholas recebe o nome de Tempranillo; em Portugal chama-se Tinta Roriz e assim por diante. A Tinta de Toro é uma uva cheia de história e teve origem no ano de 200 a.C, quando os romanos espalharam a sua viticultura pela Europa, nas regiões à beira do rio Duero e invadindo o território espanhol. Segundo diz a lenda, os vinhos da Tinta de Toro abasteciam os navios da frota comandada por Colombo que chegaram à América. Concebe vinhos potentes, saborosos com muito aroma e estrutura. E por isso foi o escolhido para elaboração do molho que acompanha um dos mais saborosos e versáteis cortes bovinos: o entrecote. Acompanhe a receita do Entrecote na chapa ao molho de Tinta de Toro.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 fatias de entrecote com cerca de 3 cm de espessura
500g de tomate maduro sem sementes picados
1 cálice (150ml) de vinho Tinta de Toro
1 cebola pequena picada
1 cenoura pequena picada
1 dente de alho picadinho
50g de bacon picadinho
1 colher de chá de açúcar
Meia xícara de salsinha picada
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de óleo de girassol
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:


Doure o bacon juntando a cebola, cenoura e com o alho em uma colher de óleo de girassol. Acrescente o tomate picado. Quando levantar fervura, coloque o açúcar, a salsinha, sal e pimenta do reino a gosto. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando e deixando a panela tampada. Não use água. Amasse os ingredientes, junte o vinho e o shoyu e deixe reduzir para engrossar. Corrija o tempero e reserve. Aqueça uma frigideira com uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de girassol. Sele os bifes de entrecote dois a dois, cerca de 5 minutos cada lado, em fogo médio-alto temperando com sal e pimenta. Desligue, deixe descansar por cerca de minutos. Disponha generosas colheradas do molho no prato e acomode o entrecote sobre o mesmo. Sirva em seguida.


Você encontra os melhores cortes das raças premium Angus e Hereford além de dezenas de rótulos de cervejas especiais, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário