domingo, 7 de setembro de 2014

O Polpetone


O Polpetone é aquele tipo de prato que na primeira vez que você experimenta, não esquece jamais! 

Seu nome advém de “polpeta grande” ou bola de carne grande. Como a grande maioria dos pratos tradicionais, nasceu pobre, na Itália, lá por meados do século XV, originariamente para dar fim às sobras de carne de boi, porco e outras que somada às ervas frescas e pão dormido resultava numa saborosa e reforçada refeição. Da Itália espalhou-se e centenas de variações de polpetone foram criadas, com carnes, recheios e temperos diferentes – presunto, ovo, pinolis, passas, queijos diversos, linguiça, noz-moscada, azeitonas, aspargos...Ufa!  - mas ultrapassou gerações e chega firme e celebrado a atual mesa mais preocupada com a vingança do prazer do que com a ditadura das calorias. O polpetone geralmente é preparado com uma ligeira fritura para depois ser levado ao forno para finalização. O seu preparador deve encarar e vencer 3 desafios: o polpetone deve ficar crocante por fora, cozido por dentro e com o queijo no ponto do derretimento. Segue a receita do Polpetone Recheado!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de patinho ou coxão mole moído
600 g de pão dormido processado em pequenos pedaços
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
1 colher (café) de noz moscada
1 ovo
50 g de queijo parmesão ralado
350g de queijo mussarela ralado
Folhas de sálvia frecas
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Para empanar:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
1 ovo
2 xícaras (chá) de farinha de rosca


Preparo:

Em um recipiente junte a carne com o pão dormido misturando bem com as mãos e tempere esta massa de carne com a cebola picada, o alho, sal, pimenta do reino, noz moscada, o ovo e o parmesão ralado. Misture bem e leve para repousar na geladeira por cerca de 20 minutos. Após, divida a massa de carne em 8 partes. Para cada polpetone a ser preparado utiliza-se 2 partes. Abra a massa de carne sobre um filme plástico, recheie com o queijo mussarela e algumas folhas de sálvia e feche com a outra parte da massa. Empane os polpetones na farinha de trigo, em seguida passe-os na mistura do leite com água e ovo e, por fim, na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente por aproximadamente 3 minutos e depois leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 10 minutos. Sirva os polpetones com um generoso molho ao sugo e parmesão ralado.


Dicas:


- use panela mais estreita e alta, óleo abundante para fritar por imersão em fogo médio, uma unidade por vez.
- em ambos os preparos, as básicas e sempre vitais lições de cozinha figuram com importância: carne de qualidade, moída na hora, sem gorduras. Um corte indicado é o patinho.
- dê preferencia à ervas frescas, faça em casa a farinha de rosca (ralando o pão amanhecido) e o molho de tomates.
- para que a polpetta fique bem macia, o segredo é embeber o pão amanhecido, para dar liga, em água ou leite.


Você encontra cortes de carne nobres na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário