domingo, 7 de setembro de 2014

O Polpetone


O Polpetone é aquele tipo de prato que na primeira vez que você experimenta, não esquece jamais! 

Seu nome advém de “polpeta grande” ou bola de carne grande. Como a grande maioria dos pratos tradicionais, nasceu pobre, na Itália, lá por meados do século XV, originariamente para dar fim às sobras de carne de boi, porco e outras que somada às ervas frescas e pão dormido resultava numa saborosa e reforçada refeição. Da Itália espalhou-se e centenas de variações de polpetone foram criadas, com carnes, recheios e temperos diferentes – presunto, ovo, pinolis, passas, queijos diversos, linguiça, noz-moscada, azeitonas, aspargos...Ufa!  - mas ultrapassou gerações e chega firme e celebrado a atual mesa mais preocupada com a vingança do prazer do que com a ditadura das calorias. O polpetone geralmente é preparado com uma ligeira fritura para depois ser levado ao forno para finalização. O seu preparador deve encarar e vencer 3 desafios: o polpetone deve ficar crocante por fora, cozido por dentro e com o queijo no ponto do derretimento. Segue a receita do Polpetone Recheado!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de patinho ou coxão mole moído
600 g de pão dormido processado em pequenos pedaços
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
1 colher (café) de noz moscada
1 ovo
50 g de queijo parmesão ralado
350g de queijo mussarela ralado
Folhas de sálvia frecas
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Para empanar:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
1 ovo
2 xícaras (chá) de farinha de rosca


Preparo:

Em um recipiente junte a carne com o pão dormido misturando bem com as mãos e tempere esta massa de carne com a cebola picada, o alho, sal, pimenta do reino, noz moscada, o ovo e o parmesão ralado. Misture bem e leve para repousar na geladeira por cerca de 20 minutos. Após, divida a massa de carne em 8 partes. Para cada polpetone a ser preparado utiliza-se 2 partes. Abra a massa de carne sobre um filme plástico, recheie com o queijo mussarela e algumas folhas de sálvia e feche com a outra parte da massa. Empane os polpetones na farinha de trigo, em seguida passe-os na mistura do leite com água e ovo e, por fim, na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente por aproximadamente 3 minutos e depois leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 10 minutos. Sirva os polpetones com um generoso molho ao sugo e parmesão ralado.


Dicas:


- use panela mais estreita e alta, óleo abundante para fritar por imersão em fogo médio, uma unidade por vez.
- em ambos os preparos, as básicas e sempre vitais lições de cozinha figuram com importância: carne de qualidade, moída na hora, sem gorduras. Um corte indicado é o patinho.
- dê preferencia à ervas frescas, faça em casa a farinha de rosca (ralando o pão amanhecido) e o molho de tomates.
- para que a polpetta fique bem macia, o segredo é embeber o pão amanhecido, para dar liga, em água ou leite.


Você encontra cortes de carne nobres na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira! 


2 comentários:

  1. Qual a referência do história do prato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Pesquisas históricas, idas a Itália e ainda bate papos com culinaristas daquela rica região! Abraco

      Excluir