domingo, 21 de setembro de 2014

Ventisquero Queulat Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2010

A Viña Ventisquero foi a primeira vinícola chilena que iniciou a compensação de emissões de CO2 nos transportes de seus vinhos e é uma das primeiras também a ter certificações ISO. Inaugurada em 1998 no Vale do Maipo pelo empresário Gonzalo Vial labuta no setor vinícola chileno com uma equipe jovem e ousada liderada pelo enólogo chefe Felipe Tosso, atuando em 3 linhas distintas: Ventisquero, Yali e Ramirana e ainda assina alguns rótulos especiais e limitados como o Super Syrah Pangea e o Vertice. 

Sua agricultura de precisão permite a análise e acompanhamento uma a uma das videiras. Além do Maipo produz também nos vales de Casablanca, Rapel, Colchágua e Apalta somando quase 1.500 hectares plantados. O nome Ventisquero deriva de um glaciar, massa de gelo ainda abundante no extremo sul.

Um de seus rótulos é o Ventisquero Queulat Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2010. Como permitido pela legislação chilena, um varietal assim é considerado desde que receba 85% de uma casta, como neste caso, com a Cabernet Sauvignon. As outras são Carmenére e Syrah. É composto 

Este vinho possui cor vermelho-rubi com nuances granadas, muito brilhante mas quase opaco. Ao nariz uma explosão de aromas logo no ataque inicial, com frutas vermelhas e negras maduras, toque de pimenta preta, tabaco, defumado, toque herbáceo, couro e chocolate presente. Boca potente, ampla, redondo, com frutas maduras destacadas - cassis, chocolate e pequeno amargor final. Complexo e com ótimo potencial de guarda, estará no auge daqui 3 anos, pois é quase uma heresia abrir um CS com menos de 8 anos de guarda!   

Estagia cerca de 14 meses em barricas de carvalho francês.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é bebê-lo na temperatura entre 16 e 18°C.

Harmoniza bem com carnes vermelhas assadas no forno, carnes de caça, pratos à base de funghi e queijos maduros.

Envelhecimento: Repousa de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês, permanecendo engarrafado por mais 6 meses.

Você encontra os vinhos Ventisquero na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário