quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Preparando sushi em casa


Acompanhe as dicas para fazer em casa o sushi muito parecido com aquele do restaurante preferido!
 
 
 
A culinária japonesa continua atraindo olhares, mesmo depois de décadas de presença no Brasil! A arte que envolve a elaboração dos pratos e das iguarias servidas está presente nas formas, cores e apresentações, aguçando a curiosidade dos comensais. Embasada no tripé qualidade, sabor e tradição, a gastronomia japonesa cada vez mais está presente entre as opções na hora de escolher-se um restaurante para jantar. Mas também é possível preparar em casa alguns pratos, bastando ter atenção aos detalhes, ingredientes de qualidade e um pouco de dedicação. Um destes pratos talvez seja o mais emblemático representante desta culinária oriental: o sushi. Seu preparo é mais técnica do que propriamente receita, ou seja, quanto mais vezes for feito, melhor será o resultado final.
 
São vários os tipos de sushi que, de acordo com o formato e o recheio, recebem nomes diferentes: nori (redondo e envolto em alga marinha); hossomaki (o mais tradicional); ou monomaki (mais fino). Os recheios podem variar podendo ser de atum, salmão, pepino, legumes entre outros. Também existem o nigiri (bolinho de arroz em formato alongado, coberto com fatias de peixe cru, polvo ou camarões); o norimaki (bolinho de arroz enrolado em nori, recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas); o uramaki (que consiste em arroz com tiras de peixe ou outros ingredientes sobre folha de nori, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa); o califórnia (versão americanizada de uramaki que leva kani, pepino, manga (ou abacate) e, às vezes, maionese ou cream cheese); e o temaki (cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino).
 

 
Apetrechos:

Para um bom trabalho é necessário alguns utensílios, como uma faca bem afiada, uma esterinha de bambu (para auxiliar a enrolar os sushis), potinhos individuais para o molho shoyu, uma espátula para espalhar o arroz sobre a alga assim como uma tábua para o preparo e corte dos sushis e um pano úmido.

 
Ingredientes (arroz):

 - 500g de arroz japonês

- 600 ml de água

- 80 ml de vinagre de arroz

- 60g de açúcar

- 15g de sal

- 1g de glutamato de sódio (Ajinomoto)

 
Preparo:

Lavar e escorrer o arroz quatro vezes. Deixar descansar por 15 minutos e colocar na panela o arroz e a água fria, tampar e levar ao cozimento em fogo alto até a água ferver. Após, deixar em fogo bem baixo, mas baixo mesmo, até a água secar. Por fim, o arroz deve descansar por mais 10 minutos, ainda na panela tampada. Juntar o vinagre, o açúcar, o sal e o glutamato de sódio, dissolvendo bem. Em seguida, despejar este tempero sobre o arroz e misturar com a espátula com movimentos para que o utensílio "corte" o arroz, liberando o amido necessário para dar liga.

 
Ingredientes (rolinhos de sushi):

 - 10 ml de vinagre de arroz

- 250 ml d’água

- 4 a 5 folhas de alga (chamada nori)

- 300g de arroz cozido

- 100g de filé de salmão

- Raiz-forte (chamada wasabi) a gosto

 
Preparo:

Misturar a água e o vinagre em uma tigela e reservar. Corte o salmão em fatias finas e compridas e reservar. Para fazer os rolinhos, colocar a esteira de bambu sobre a mesa de trabalho bem limpa, quebrar uma folha de alga em duas metades e colocar uma delas sobre a esteira com o lado brilhoso e liso para baixo. Molhar as mãos na mistura de água com vinagre para evitar que o arroz grude nos dedos. Pegar um punhado de arroz e colocar no centro da folha de alga. Com a ponta dos dedos, espalhar regularmente sobre a superfície da alga. Deixar uma faixa de 1 cm sem arroz na parte superior da folha. Com o dedo, afundar um pouco o arroz e colocar uma pequena quantidade de wasabi. Em seguida, colocar as fatias de salmão sobre o arroz. Levantar a borda frontal da esteira e rolar delicadamente o conjunto em um movimento contínuo. Continuar com este procedimento de maneira que a borda superior se junte à borda inferior. Pressionar levemente para compactar e manter o formato de roliço. Quando chegar à parte da alga não coberta pelo arroz, continuar formando um rolo com as duas mãos e pressionando regularmente sobre todo o comprimento. A umidade do arroz irá agir sobre a alga como um adesivo. Empurrar os grãos excedentes de arroz para o interior do rolo. Reservar em um local fresco (mas não refrigerado) durante a confecção dos outros rolinhos.
 

 
Montagem dos sushis:

Umedecer um pano limpo com água e reservar. Para cortar os enrolados, umedecer a lâmina da faca nesse pano, sempre que necessário, para que o arroz não grude no utensílio. Cortar o rolo em duas metades. Juntá-las e cortar em três partes para obter 6 sushis de tamanho igual. Servir imediatamente.

 
Sugestões de recheio:

Salmão, requeijão e cebolinha picada; salmão, kani e pepino; kani, requeijão e kiwi; atum;  

 

* Fonte: Alex Sakatsume, professor de culinária asiática do curso de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá.

 

 

 

Um comentário:

  1. Hmm que delícia! Receita anotada!
    Tá rolando um sorteio lá no meu blog de uma camiseta personalizada.
    Participa!!!
    Beijinhos, Isa.

    Heart of Sunday

    ResponderExcluir