quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Preparando sushi em casa


Acompanhe as dicas para fazer em casa o sushi muito parecido com aquele do restaurante preferido!
 
 
 
A culinária japonesa continua atraindo olhares, mesmo depois de décadas de presença no Brasil! A arte que envolve a elaboração dos pratos e das iguarias servidas está presente nas formas, cores e apresentações, aguçando a curiosidade dos comensais. Embasada no tripé qualidade, sabor e tradição, a gastronomia japonesa cada vez mais está presente entre as opções na hora de escolher-se um restaurante para jantar. Mas também é possível preparar em casa alguns pratos, bastando ter atenção aos detalhes, ingredientes de qualidade e um pouco de dedicação. Um destes pratos talvez seja o mais emblemático representante desta culinária oriental: o sushi. Seu preparo é mais técnica do que propriamente receita, ou seja, quanto mais vezes for feito, melhor será o resultado final.
 
São vários os tipos de sushi que, de acordo com o formato e o recheio, recebem nomes diferentes: nori (redondo e envolto em alga marinha); hossomaki (o mais tradicional); ou monomaki (mais fino). Os recheios podem variar podendo ser de atum, salmão, pepino, legumes entre outros. Também existem o nigiri (bolinho de arroz em formato alongado, coberto com fatias de peixe cru, polvo ou camarões); o norimaki (bolinho de arroz enrolado em nori, recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas); o uramaki (que consiste em arroz com tiras de peixe ou outros ingredientes sobre folha de nori, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa); o califórnia (versão americanizada de uramaki que leva kani, pepino, manga (ou abacate) e, às vezes, maionese ou cream cheese); e o temaki (cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino).
 

 
Apetrechos:

Para um bom trabalho é necessário alguns utensílios, como uma faca bem afiada, uma esterinha de bambu (para auxiliar a enrolar os sushis), potinhos individuais para o molho shoyu, uma espátula para espalhar o arroz sobre a alga assim como uma tábua para o preparo e corte dos sushis e um pano úmido.

 
Ingredientes (arroz):

 - 500g de arroz japonês

- 600 ml de água

- 80 ml de vinagre de arroz

- 60g de açúcar

- 15g de sal

- 1g de glutamato de sódio (Ajinomoto)

 
Preparo:

Lavar e escorrer o arroz quatro vezes. Deixar descansar por 15 minutos e colocar na panela o arroz e a água fria, tampar e levar ao cozimento em fogo alto até a água ferver. Após, deixar em fogo bem baixo, mas baixo mesmo, até a água secar. Por fim, o arroz deve descansar por mais 10 minutos, ainda na panela tampada. Juntar o vinagre, o açúcar, o sal e o glutamato de sódio, dissolvendo bem. Em seguida, despejar este tempero sobre o arroz e misturar com a espátula com movimentos para que o utensílio "corte" o arroz, liberando o amido necessário para dar liga.

 
Ingredientes (rolinhos de sushi):

 - 10 ml de vinagre de arroz

- 250 ml d’água

- 4 a 5 folhas de alga (chamada nori)

- 300g de arroz cozido

- 100g de filé de salmão

- Raiz-forte (chamada wasabi) a gosto

 
Preparo:

Misturar a água e o vinagre em uma tigela e reservar. Corte o salmão em fatias finas e compridas e reservar. Para fazer os rolinhos, colocar a esteira de bambu sobre a mesa de trabalho bem limpa, quebrar uma folha de alga em duas metades e colocar uma delas sobre a esteira com o lado brilhoso e liso para baixo. Molhar as mãos na mistura de água com vinagre para evitar que o arroz grude nos dedos. Pegar um punhado de arroz e colocar no centro da folha de alga. Com a ponta dos dedos, espalhar regularmente sobre a superfície da alga. Deixar uma faixa de 1 cm sem arroz na parte superior da folha. Com o dedo, afundar um pouco o arroz e colocar uma pequena quantidade de wasabi. Em seguida, colocar as fatias de salmão sobre o arroz. Levantar a borda frontal da esteira e rolar delicadamente o conjunto em um movimento contínuo. Continuar com este procedimento de maneira que a borda superior se junte à borda inferior. Pressionar levemente para compactar e manter o formato de roliço. Quando chegar à parte da alga não coberta pelo arroz, continuar formando um rolo com as duas mãos e pressionando regularmente sobre todo o comprimento. A umidade do arroz irá agir sobre a alga como um adesivo. Empurrar os grãos excedentes de arroz para o interior do rolo. Reservar em um local fresco (mas não refrigerado) durante a confecção dos outros rolinhos.
 

 
Montagem dos sushis:

Umedecer um pano limpo com água e reservar. Para cortar os enrolados, umedecer a lâmina da faca nesse pano, sempre que necessário, para que o arroz não grude no utensílio. Cortar o rolo em duas metades. Juntá-las e cortar em três partes para obter 6 sushis de tamanho igual. Servir imediatamente.

 
Sugestões de recheio:

Salmão, requeijão e cebolinha picada; salmão, kani e pepino; kani, requeijão e kiwi; atum;  

 

* Fonte: Alex Sakatsume, professor de culinária asiática do curso de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá.

 

 

 

2 comentários:

  1. Hmm que delícia! Receita anotada!
    Tá rolando um sorteio lá no meu blog de uma camiseta personalizada.
    Participa!!!
    Beijinhos, Isa.

    Heart of Sunday

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Grato pelo insight!

      Excluir