quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Coroa de Cordeiro com Farofa de Damascos


O Natal se aproxima e com ele os votos de paz, saúde e prosperidade. Também soma-se aos votos a reunião em família e o entorno à mesa em confraternização. E a ceia de Natal tem por fim esta celebração, o resgate da amizade e de seus princípios balizadores. Como sugestão de prato para este momento especial segue a receita da Coroa de Cordeiro com Farofa de Damascos.

 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

 
Coroa de Cordeiro:

 
1,5 kg de carré de cordeiro inteiro cortado ao modo francês (ponta dos ossos limpos)

Um cálice de vinho branco seco

Um dente de alho esmagado

Ramos de alecrim

Uma colher de sopa de manteiga

Sal e pimenta à gosto

Papel alumínio para assar

 


Farofa:

 
Duas xícaras de chá de farinha de mandioca

Uma xícara de chá de damascos secos, deixados de molho de véspera e depois escorridos e picados

Meia cebola picadinha

Duas colheres de manteiga

Uma colher de sopa de salsinha picadinha

Um gomo pequeno de linguiça fina fatiada

Meia xícara de chá de passas sem sementes

Meia xícara de chá de nozes sem casca picadas

 

Preparo:

 
Farofa:

Numa frigideira dourar a manteiga, juntar a cebola picada, a linguiça e refogar. Juntar os damascos, as passas e as nozes e logo após a farinha de mandioca. Mexer delicadamente em fogo baixo e adicionar a salsinha picada. Reservar.
 

Coroa de Cordeiro:

Numa tigela misturar o vinho com todos os temperos menos o sal. Espalhar bem esta mistura no carré, em ambos os lados e deixar marinando por cerca de três horas na geladeira. Após, retirar da geladeira e espalhar a manteiga na carne e temperar com o sal. Juntar uma ponta à outra, formando uma coroa amarrando com um barbante. Usar o papel alumínio para cobrir as pontas dos ossos evitando que se queimem. Levar a coroa ao forno pré-aquecido a 200oC por quinze minutos em uma assadeira untada com por cerca de 30 minutos. Desligar o forno, cobrir agora todo o carré assado com papel-alumínio e deixar descansar no forno por 15 minutos. Retirar do forno, colocar em uma bandeja e rechear a coroa com a farofa de damascos e decorar com ramos de salsinha fresco disposto sobre arroz com ervas e oliva.
 
 

Você encontra o Carré de Cordeiro corte Francês na Best Beef Boutique em Santa Cruz do Sul, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630.

A todos um Feliz Natal e Boas Festas!


 
 
 
 
 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário