domingo, 16 de outubro de 2011

Sabor e sensibilidade

Cheiroso e muito perfumado, o manjericão, planta sensível e frágil, é originário da Índia, onde é tido como uma planta sagrada e pouco usada na culinária, mas sim plantado nas portas das casas para espantar assim, o mal olhado. Há 4 mil anos, os hindus, responsáveis pela cultura do manjericão, o exportaram para o Egito. Seu nome científico é Ocimum Basilicum e é composto de cálcio e vitaminas A e B2. Seu nome quer dizer "planta do rei" e foi introduzido na Europa na antigüidade onde devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.
As folhas verdes e aromáticas são utilizadas no preparo de saladas, molhos, sopas, temperos, pizzas e variada decoração de pratos. Grande parte da fama do manjericão se deve à culinária italiana, onde reina há séculos nos melhores pratos de sua cozinha. Seu casamento com o tomate, sua “alma gêmea” na culinária, foi fundamental para ser conhecido em todo o mundo. Também se tornou célebre por sua utilização na pizza Margherita, feita em homenagem a rainha de mesmo e na deliciosa Insalata Caprese. Mas sua receita mais famosa é mesmo a do pesto genovês (um molho feito com folhas de manjericão, pinólis ou nozes, óleo de oliva, alho e queijo parmesão ou pecorino, triturados em pilão).
Como o seu sabor se perde com o cozimento, assim como seus princípios ativos, é conveniente adicioná-lo ao prato, no final do cozimento. O vinagre não combina muito bem com o manjericão, pois a erva combina melhor com o azeite e limão.
O manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Também têm propriedades antifúngicas, analgésicas, anti-estresse e antidepressivas.

Oriunda da ilha de Capri, na Itália, a Insalata Caprese citada anteriormente tem união perfeita do manjericão e da muzzarella de búfala. E a receita segue adiante:



Ingredientes:200g de muzzarella de búfala
2 tomates médios bem maduros
Folhas de manjericão basílico
Azeite de oliva extra-virgem
Sal à gosto
Pimenta-do-reino moída

Preparo:Cortar as “bolas” de muzzarella de búfala em fatias de cerca de meio centímetro de espessura, assim como os tomates. Separar as melhores e maiores folhas de manjericão e que sejam em mesmo número que as fatias de tomate. Cuidado para não lavar o manjericão, pois o ideal é passar um pincel de cozinha ou então um algodão para tirar as impurezas. A montagem é fácil: em um prato ir colocando uma fatia de tomate, depois uma de muzzarella, por fim o manjericão e iniciar o processo novamente, formando uma bela e colorida sobreposição. Temperar com sal, pimenta e regar com o azeite de oliva. Servir em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário