domingo, 23 de outubro de 2011

Brasil a gosto - A culinária tupiniquim legitimamente preparada!

São Paulo é uma cidade que pelo fato de ser gigantesca, acomoda confortavelmente todo o ecletismo representado nas raças, culturas e hábitos dos que lá se misturam. E entre tantos componentes cosmopolitas, um merece destaque: a gastronomia.

E foi em São Paulo que pude encontrar a fiel representação da culinária brasileira, tão ampla na sua diversidade e tão específica na sua localização. Uma cozinha brasileira moderna, de novos mas ao mesmo tempo tradicionais ingredientes, novas texturas e apresentações, enfim releituras daquilo que é tão nosso. O ponto em que estas linhas convergem e se encontram chama-se Brasil a Gosto, um pequeno e charmoso restaurante fincado num antigo sobrado no Bairro Jardins e comandado pela inquieta e minimalista chef Ana Luiza Trajano.


A atenciosa e competentíssima chef Ana Trajano

Do alto de sua simpatia e competência comanda diariamente a labuta na cozinha criando pratos, repetindo antigas receitas. e gerenciando uma eficiente e jovem equipe de trabalho que tão bem conduz os clientes a uma verdadeira viagem aos melhores recôncavos de sabor de nosso país. Ana tirou de suas andanças pelo mundo e pelo Brasil as idéias para os dedicados pratos servidos. Formou-se na Itália, viajou pela Europa, bateu perna pelo Brasil e trouxe para a sua mesa um resumo do que viu, mas com o filtro do seu bom gosto.


O elegante ambiente do salão

No restaurante requintadamente decorado com alguns objetos antigos e muito artesanato principalmente do Norte e Nordeste, pude provar o Menu Degustação, numa seqüência para lá de sensacional. Para beliscar foram servidos chips de raízes variadas fritos com patês diversos em curiosos potinhos cerâmicos. De entrada o palmito pupunha cozido em baixa temperatura com cobertura de tomate na manteiga de garrafa impressiona pela textura. O primeiro prato que juntou mini-acarajés, vatapá cremoso e pescada-cambucu e o pirarucu com purê de batata-doce e abóbora revelou-se digno de uma matéria especial...somente dele! O segundo prato apresentou miolo de alcatra com quirela de milho e carne de cabrito com chip de aipim frito no dendê, numa junção muito interessante.


O couvert é criativo e delicioso

E por fim a sobremesa: sorvete de nata sobre base de bananada com canudo de biju, cocadinha mole e alguns docinhos muito especiais. Um fechamento de ouro para um restaurante que conjuga qualidade, inovação e um dos melhores atendimentos de São Paulo (parêntese para o detalhe da preocupação com a satisfação do cliente: uma das eficientes atendentes percebeu que eu estava mexendo em minha máquina fotográfica e ofereceu-se perguntando se pilhas me faltavam. Disse a ela, com ar surpreso, que sim. Pediu-me um minuto e voltou com uma caixinha cheia de pilhas alcalinas para escolha! E confidenciou diante de meu ar maravilhado que além de pilhas, óculos, sombrinhas e outros equipamentos faziam parte do rol de utilidades para os clientes).


A sobremesa servida é indescritível no sabor

O Brasil a Gosto de Ana Trajano foi eleito pela Revista Veja São Paulo e Revista Gula como o “Melhor restaurante de comida brasileira” de São Paulo. E é apenas o começo desta vibrante história da culinária nacional.


A fachada do restaurante no bairro Jardins

O Restaurante Brasil a Gosto está localizado na Rua Professor Azevedo do Amaral, 70, Jardins – São Paulo /SP, fone 11.3086.3565.

Nenhum comentário:

Postar um comentário