sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bem-vindo a Oktoberfest!

De 6 a 16 de outubro Santa Cruz do Sul estará mergulhada dentro da 27a. Oktoberfest, este ano com o tema “O Reino Encantado da Alegria”. Cerca de meio milhão de pessoas são esperadas nesta que é a terceira maior Oktoberfest fora da Alemanha.


Os shows:


Para atrair o público, diversas opções fazem parte da festa entre os quais o mega-show de Ivete Sangalo na sexta dia 7 e ainda Michel Teló, Exaltasamba, Charlie Brown Jr e Restart no decorrer da programação;.

Dia 7 - Ivete Sangalo – 23h
Dia 9 – Restart – 19h
Dia 11 – Michel Teló – 23h
Dia 13 – Exaltasamba – 23h
Dia 15 – Charlie Brown Jr – 23h







Gastronomia:


Dentro do parque inúmeras casas típicas levam ao turista uma boa amostra da culinária alemã, com cucas, linguiças, salsichas e é claro, muito chope! A previsão é que nos 11 dias de programação, sejam consumidos cerca de 230 mil litros de chope e 180 toneladas de alimentos. A Bierhaus estará oferecendo o tradicional buffet de comida típica alemã com Eisbein, Bockwurst, Kassler, Kartoffelklösse, Streuselkuchen, Käskuchen, Reismilch entre outros. E um novo e remodelado espaço abrigará o Café Colonial servindo uma enorme variedade de delícias.

Oficinas de gastronomia:

Numa parceria com o SENAC – RS a Oktoberfest oferece diariamente uma série de aulas de gastronomia com renomados chefs e abertas ao público. Os visitantes tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre a gastronomia germânica. A Escola da Culinária Alemã ficará instalada junto ao Espaço Cultural, no Pavilhão 5 do Parque da Oktoberfest. Entre os chefs Camila Gonzalez Abascal, Mamadou Abdoul Sène, Gilda Helene Rauber, Gustavo Andre Ruffato, André Damin, Charlie Tecchio Colonetti (o Super Chef 2011 do Programa mais Você da Rede Globo)e o simpático consultor cervejeiro Sady Hömrich. Confira os horários no site: http://www.oktoberfestsantacruz.com.br/noticias/69/Oktoberfest_de_Santa_Cruz_do_Sul_2011__charlie_colonetti_e_sady_homrich_sao_presencas_confirmadas_na_escola_da_gastronomia_alema

Brahma Haus:


A Brahma – patrocinadora máster da festa – estará com o pavilhão Brahma Haus totalmente decorado para receber os festeiros que buscam uma boa música. Nas noites de quinta a domingo uma extensa programação musical transitará da música Eletrônica ao Sertanejo, tendo como atrações, os DJ´s Eduardo Thiesen, com um set list House; San Schwartz, que tem forte influência House e Techouse; Fat Duo, que contabiliza apresentações nos principais festivais musicais do Brasil; Lucas e João Pedro, dupla com 10 anos de carreira e que apresentará as canções "Diz o Ditado", "Quebra Tudo", "Sem Você" ; Natalie Bergamo, que encabeça o projeto Live DJ.

Feirasul:


A Feirasul é uma das maiores feiras de negócios do Estado e anualmente é realizada junto à Oktoberfest, Disribuida em cerca de 6mil m2 de área coberta oportuniza ao turista uma diversidade de opções de artigos, equipamentos, automóveis e até barcos.

Fritz e Frida:


Os personagens-símbolos da Oktoberfest de Santa Cruz trazem o espírito lúdico e festivo ao evento, pois diariamente é possível vê-los pelo parque, nos desfiles e nos bailes típicos. Na sua ornamentação o folclore dos primeiros colonizadores germânicos da região, datados há mais e 160 anos.

O chope:


Existem registros que há pelo menos 5.400 anos os sumérios já produziam o chope para oferecer à deusa "Nina". Nessa mesma época, o chope era utilizado como moeda para pagar os trabalhadores e também como produto de beleza para as egípcias, que acreditavam em seus poderes de rejuvenescimento. Na Idade Média, o chope passou a ser produzido nos mosteiros. Foram os monges católicos que deram a ele o aroma e o sabor conhecidos hoje. Em Pilsen, uma cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros deram uma contribuição fundamental com a descoberta da baixa fermentação. Depois dela, o chope passou a ter uma cor clara, um sabor mais suave e maior duração para o consumo. Estudos publicados por Louis Pasteur em 1876 sobre fermentação de microrganismos resultaram na pasteurização, que é a diferença básica entre cerveja e chope. Antes disso, não havia diferença entre esses produtos já que ambos eram crus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário