quinta-feira, 23 de setembro de 2021

O salmão com risoto de moranga!


O sabor marcante do salmão com o agridoce da moranga cabotiá tornam esta combinação única!

A moranga é um tipo de abóbora, algumas possuem cor alaranjada e outras verdes e que pode ser usada tanto em doces quanto em receitas salgadas. Embora seja tecnicamente uma fruta, geralmente é considerado um vegetal. A abóbora é originária da Guiné e chegou ao Brasil, no século XVI, pelas mãos dos colonizadores portugueses. Tanto a polpa de abóbora como as sementes são ricas em vitamina C e antioxidantes, incluindo beta-caroteno e outros carotenóides. Também possui alto teor de óleo vegetal insaturado, uma fonte de vitamina E, e é rica em vitaminas do complexo B. E este montão de benefícios serão levados a panela no preparo do salmão com risoto de moranga! Acompanhe a receita aqui.

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
4 peças de filé de salmão de cerca de 5cm de largura cada
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
400g de moranga cabotiá cortada em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola pequena picadinha
4 xícaras de caldo de galinha
Meia xícara de queijo parmesão ralado
Meia taça de vinho branco seco
Pitadas de açafrão em pó
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Azeite de oliva extra virgem
Salsinha picada
Sal e pimenta preta à gosto

 

Preparo:

 

Aqueça numa panela manteiga e azeite de oliva e junte a cebola e o alho. Quando dourar, somar o arroz e mexer com os ingredientes. Juntar o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Adicionar a moranga picada e aos poucos, ir adicionando o caldo de galinha, concha por concha, mantendo encharcado o preparo. Adicionar o açafrão e a pimenta preta e corrigir o sal. Cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Desligar o fogo e juntar a manteiga e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Enquanto isso aquecer em uma frigideira um fio de azeite de oliva e selar os filés de salmão temperados apenas com sal e pimenta, primeiro com a parte da carne virada para baixo e depois com a parte da pele por cerca de 5 minutos cada lado. Servir o risoto em seguida regando com um generoso fio de azeite de oliva e sobre este dispor o filé de salmão grelhado numa combinação deliciosa.

 

Você sabia?

 

A família dos salmonídeos (que ainda inclui as trutas) teve papel crucial no menu de povos que habitavam áreas gélidas, especialmente dos vikings – que os saboreavam até no café da manhã – e dos esquimós, que, muito tempo depois, jogaram a isca para os cientistas investigarem as benesses do ômega-3 ao coração. Assim se passaram séculos de fartura em que a pesca era realizada sem o menor controle. Além das alterações impostas ao habitat natural, essa voracidade e falta de cuidado resultaram em uma assustadora redução das populações de salmão na costa europeia. O peixe ocorria, em sua maioria, nos países da Europa banhados pelo Atlântico, mas hoje é mais raro por causa da modificação que os rios sofreram. Apesar de ser originário do Hemisfério Norte, das regiões à beira do Ártico, hoje seu cultivo é um sucesso abaixo da linha do Equador, em especial no litoral do Chile. É justamente de lá que vem a maior parte do salmão que saboreamos aqui. O Brasil importa cerca de 100 mil toneladas/ano de salmão do Chile. *Fonte: Revista Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário