quinta-feira, 22 de julho de 2021

A massa com brócolis e molho branco!

 

O aroma e sabor inconfundíveis do brócolis deixam este prato delicioso!

 

Confesso que quando criança não gostava de brócolis! Sei lá, talvez o formato de buquê unicolor ou o cheiro ou quem sabe o gosto, ou talvez tudo... Meus filhos por sua vez adoram e comem sob qualquer tipo de preparo. Eu acabei de certa forma pegando gosto quando provei um maravilhoso quiche e dali para frente esta mistura de brócolis com molho branco me levou ao preparo de massas como a desta semana que segue abaixo

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

 
500 g de massa a sua escolha
2 pés de brócolis escaldados em água fervente
1 cebola pequena picadinha
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite
Pitada de noz-moscada moída
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 xícara de queijo ralado

 

Preparo:

Para o molho branco derreta a manteiga em uma panela média em fogo médio. Junte a farinha e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 2 minutos. Aos poucos, adicione o leite, mexendo bem até que a mistura fique homogênea. Cozinhe, mexendo, até o molho engrossar e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Retire do fogo e reserve. Aqueça um fio de azeite de oliva numa panela e refogue a cebola. Corte o brócolis em pedaços pequenos e junte por cerca de 2 minutos. Desligue e leve este preparo ao molho branco e junte o queijo ralado misturando bem, corrija o sal e a pimenta.  Cozinhe a massa, escorra e leve ao molho, misturando com cuidado em fogo baixo. Sirva!

 

Você sabia?

O brócolis é uma planta que pertence à família Brassicaceae. Este vegetal é cientificamente conhecido por possuir altas concentrações de sulforafanos e ter poucas calorias. A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 10 minutos para evitar a perda de vitamina C. Também é possível consumi-lo cru em saladas e em sucos. Consumir esse vegetal regularmente ajuda a melhorar o sistema imune e aliviar a prisão de ventre sendo que alguns estudos científicos indicam que estes compostos poderiam ajudar a prevenir alterações celulares potencialmente cancerígenas, além de estarem associados a um menor risco de infarto do miocárdio e também reduz o colesterol; facilita a digestão; previne problemas nas articulações e aumenta a imunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário