quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O risoto de camarões com alho poró e pimentões!

 

O principal cuidado na elaboração desta receita é o ponto do camarão!


Própria para este período de temperatura mais elevada, os preparos com camarão sempre são uma ótima opção. Para não ficar um risoto sem graça e descolorida, o uso do alho poró e do mix de pimentão além de cor, trazem um sabor todo especial. O camarão deve ser colocado somente ao final do preparo, pois senão fica duro e borrachudo, quase intragável, perdendo o sutil gosto adocicado que possui. Prepare os ingredientes e siga os passos da receita do risoto de camarões com alho poró e pimentões!     



Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
600g de camarão médio já descongelado
3 colheres de manteiga
1 cebola picada
1 alho poró pequeno fatiado
2 pimentões pequenos picados (vermelho e amarelo)
Um dente de alho picadinho
Uma taça de vinho branco seco
Suco de meio limão
Duas colheres de sopa de salsinha picadinha
6 xícaras de caldo de galinha
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta preta moída na hora

 

Preparo:

 

Aquecer uma panela com um fio de azeite de oliva e a manteiga e juntar a cebola, o pimentão e o alho, refogando em fogo médio. Somar o alho poró e quando dourar, juntar o arroz e refogar, mexendo. Regar com o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Aos poucos, ir adicionando o caldo de galinha, concha por concha, mantendo encharcado o preparo, que leva cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Adicionar pimenta preta e o sal. Juntar o camarão, desligar o fogo e adicionar a manteiga restante, o suco de meio limão e a salsinha. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida, regando com um generoso fio de azeite de oliva e decorar com algum raminho verde.



 Você sabia?

 

Também conhecido como alho-francês, alho-macho, porro-bravo e porro-hortense, o alho poró ganhou fama através da culinária francesa, mas teve sua popularidade expandida por todo o mundo, inclusive no nosso país. Utilizado principalmente como ingrediente adicional em uma receita, o alho-poró pode ser consumido de diversas formas. É possível utilizar as folhas em sopas, caldos e sucos. Já a parte branca pode ser “cortada em anéis e utilizada como tempero natural em todos os tipos de pratos, desde carnes, peixes, frango, arroz, sopas, saladas e até como tempero do feijão. O alho-poró é conhecido desde a Antiguidade e era muito utilizado por egípcios, gregos e romanos. Na Bíblia, é citada a falta que o alho-poró fazia aos judeus durante a travessia do deserto; ele já era conhecido por suas propriedades medicinais no tratamento do sistema respiratório. Conta-se que o imperador romano Nero costumava tomar diariamente um caldo de alho-poró para manter a voz em forma. Na França, ele entra na receita da famosa sopa vichyssoise. Difundido pelo mundo inteiro, no Brasil o alho-poró é mais conhecido no Sul e no Sudeste, onde é cultivado. Pouco calórico, o alho-poró contém pequenas concentrações de vitaminas A, B e C e potássio. Na medicina popular, costuma ser usado como antisséptico, diurético, laxativo e descongestionante das vias respiratórias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário