terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Vicentin Maldito 2016 - excelência na garrafa (e sem nenhuma maldição)!

 

Abri nesta semana um belíssimo vinho produzido pelos hermanos argentinos em Mendoza, pela Bodega Sottano Vicentin. Trata-se do Vicentin Maldito 2016, ícone desta bodega, um inusitado blend de apenas uma casta, a Malbec, mas de 3 safras diferentes (2014, 2015 e 2016) e de 3 regiões diferentes (Vale do Uco, Chacayes e Lujan de Cuyo). O Maldito é elaborado com as melhores safras do Colosso, um outro vinhaço desta vinícola. A safra 2014 tem passagem em barricas de carvalho francês por 36 meses, a safra 2015 tem passagem de 24 meses e a 2016 passa 12 meses em barrica. Para melhor experimentação o ideal é deixar este vinho decantando por cerca de 1 hora e então servi-lo. 

Logo ao preencher a taça percebemos a coloração rubi negra, turva e com reflexos púrpura e uma explosão de aromas no entorno do ambiente. Notas de frutas negras maduras com cereja, amora, groselha, ameixa, cassis, alcaçuz, violetas, chá preto, pimenta preta, couro, chocolate, café e tostado. 

Em boca muito encorpado, com taninos redondos e macios, aveludado, com álcool despercebido e amplo e agradável final trazendo ameixa preta, cereja, café e chocolate.

Um excepcional vinho para ser degustado nos melhores momentos da vida! 

Acompanha carnes vermelhas assadas, risotos, massas com molhos encorpados, queijos de cura, carne de caça na panela e até mesmo chocolates!

Possui 15,2% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18oC .

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário