quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Por dentro da vindima da Serra Gaúcha!

 

Produtores de vinho da Serra Gaúcha estão em plena colheita de uvas da safra 2021!


 

A vindima da atual safra na Serra Gaúcha começou muito bem para os vinhos brancos e para as tintas leves (Pinot Noir e Gamay) que iniciaram a colheita ainda em dezembro e já foi encerrada ainda em janeiro. Estas uvas darão vida a espumantes e vinhos brancos tranquilos. Tal colheita deixou os produtores muito satisfeitos com a qualidade sendo que a safra de espumantes projeta ser a melhor da história deste borbulhante na região. Para os vinhos tintos - cuja colheita da uva acontece a partir do final deste mês de fevereiro em algumas variedades indo até metade de março para outras - o clima é que vai influenciar esses últimos momentos de maturação da uva, ou seja, se houver chuva em excesso nas próximas semanas tal precipitação poderá comprometer a sanidade ou a qualidade do fruto que absorve esta umidade perdendo um pouco a qualidade. Se não houver chuva ou ocorrer pequena quantidade desta a tendência é que também a safra 2021 dos tintos gaúchos tenha uma boa chance de continuar no mesmo nível qualitativo da safra 2020 que foi considerada a “safra da safras” do vinho brasileiro. Conversando com os viticultores percebeu-se entusiasmo com as uvas brancas colhidas e certa preocupação dos mesmos com relação ao clima na espera da colheita das tintas.

Marco Salton, enólogo e sócio da Vinícola Valmarino, de Pinto Bandeira comentou que a safra está muito boa para as brancas e que a sua casta de maior visibilidade e reconhecimento, a Cabernet Franc será colhida somente mais tarde e que está “de olho no clima” dos próximos dias. A Valmarino terá novidades em breve, uma nova linha Gran Reserva está amadurecendo nas barricas de carvalho e possivelmente já no ano que vêm irá ao mercado com produção limitada de garrafas. E novamente a estrela da vez será o vinho elaborado com a Cabernet Franc. 

Marco Salton 


A Vinícola Geisse, também de Pinto Bandeira, já está com a colheita de Chardonnay e Pinot Noir fermentando nos tanques que servirão de base aos espumantes que é a marca registrada da casa. O enólogo Carlos Abarzua está eufórico com relação à safra pois as uvas colhidas estão com qualidade ímpar e acima do que fora apresentado nos últimos anos. Com franco crescimento nas vendas em 2020 (principalmente no seu e-commerce que teve um significativo e exponencial crescimento) a Geisse investiu na aquisição de mais 12 hectares com plantio de vinhedos que no próximo ano já estarão produzindo seus primeiros espumantes. “O terroir da nova área, bem próximo da atual, é praticamente o mesmo, estamos entusiasmados com a produção que virá de lá” atestou Abarzua.  Além disso, a vinícola investiu forte no enoturismo e na estrutura receptiva ao turista e consumidor onde nos finais de semana chega receber quase 1000 pessoas no Geisse Open Lounge, espaço de lazer ao ar livre dedicado a degustação de espumantes e quitutes. Também oferece a possibilidade de visitação técnica e guiada aos vinhedos e a produção. 

Vinhedo da Geisse


Carlos Abarzua

Em Garibaldi, o enólogo Gilberto Pedrucci, da Casa Pedrucci – especializada na produção de espumantes – também se mostra empolgado com a safra colhida e já em processamento: “tem semanas que chego a dormir na vinícola para acompanhar a produção dos espumantes e pelo que vi até agora a safra será espetacular”, afirma. Lembrando que o espumante Casa Pedrucci Millésime Brut 2018 cravou 93 pontos no guia Adega Brasil sendo eleito o melhor espumante brasileiro entre os rótulos inscritos. E no Vale dos Vinhedos o andamento da safra deste ano corre da mesma forma dos vizinhos produtores. 

Flávio Pizzato


Degustação na Pizzato Vinhas e Vinhos

Flávio Pizzato enólogo da Pizzato Vinhas e Vinhos está satisfeito com a qualidade das uvas brancas já colhidas já em processo então de fermentação para base de espumante e para o seus vinhos brancos e também ansioso como os demais proprietários e produtores da Serra pelas próximas semanas que estão por vir, cruciais para as uvas tintas.  A Pizzato possui duas áreas com videiras sendo uma no Vale dos Vinhedos e outra no município de Dois Lajeados totalizando uma produção média anual de 250.000 garrafas de vinhos finos. “Estamos ampliando a parte de produção e estocagem da vinícola pois muito em breve estaremos aumentando a capacidade dando mais um passo no sentido de volumes mais expressivos de produção” comentou. Durante a vindima a Pizzato oportuniza ao seu visitante mediante agendamento prévio uma degustação harmonizada de espumantes, brancos e tintos com queijos e charcutaria selecionada e acompanhada pela equipe da vinícola.

Uma boa parte das vinícolas da Serra possuem programações no período da vindima com atividades que vão desde a pisa das uvas até passeios guiados, exigindo apenas agendamento prévio, oportunizando assim ao visitante conhecer o que está por vir desta nova safra.    

 

Você sabia?

 

O termo Vindima é usado para denominar o processo de colheita das uvas. O conceito também permite designar o período. De um modo geral, no hemisfério sul a colheita é realizada entre os meses de dezembro a março. Isto pode variar de acordo com diversos fatores: o tipo de uva, as particularidades do clima, o grau de maturação que se deseja do fruto, terroir, etc. É importante destacar que a vindima pode ser mecânica ou manual. A colheita manual é muito praticada em locais com relevos mais acidentados, e muitos produtores também a executam em vinhos com produção limitada e em vinhedos de parcelas únicas. Tudo isso para garantir uma maior e melhor experiência no resultado final. Desde a antiguidade, a vindima tende a ser um símbolo de alegria pois representa a culminação da colheita. Por isso, em muitas regiões são organizados eventos que permitem celebrar este período. O nosso município comemora este período com o “É Tempo de Vindima!” que são diversas atividades para promover a cultura italiana, a gastronomia, a colheita e a produção dos nossos vinhos, sucos e espumantes, atraindo turistas e celebrando o trabalho dos nossos agricultores. Este ano a programação se estende até dia 24 de março.

*Fonte: https://conceito.de/vindima

Nenhum comentário:

Postar um comentário