quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

O canapé de pera caramelizada, patê de fígado e geleia de pimenta!

 

Quando reunimos ingredientes inusitados e distintos na mesma receita o resultado é único e surpreendente!

 

Usar a criatividade e expô-la na elaboração de um novo prato ou receita é uma das grandes motivações dos aficionados pela arte das lidas de forno e fogão! Entendo que a sobre conjugação de texturas, aromas e sabores mantida suas características individuais e reveladas aos comensais traduz-se no ápice da excelência culinária! Misturar o cítrico, o doce, o picante, o crocante, o herbáceo numa única receita mas que ao ser saboreada conserve um pouco de cada um destes elementos é mais uma dos gostosos prazeres que esta prática denota. E a receita de hoje vai nesta linha, em resumo uma deliciosa de unir características diferentes, com cada uma preparada com todo o cuidado e dedicação que as boas pessoas que nos rodeiam merecem. Confira o preparo do canapé de pera caramelizada, patê de fígado e geleia de pimenta!


 

Patê de fígado de galinha
 
Ingredientes:
250g de fígado de galinha totalmente limpo em pedaços
4 colheres de sopa de manteiga gelada em pedaços
4 colheres de sopa de cebola picadinha
1 colher de sopa de conhaque
Sal e pimenta do reino à gosto
 

Preparo:

Aqueça a manteiga numa frigideira antiaderente e doure a cebola juntando e junte o fígado, o sal e a pimenta. Adicione o conhaque e deixe refogar em fogo alto por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e deixe amornar por 15 minutos. Leve ao processador ou liquidificador e bata até uma pasta. Despeje o patê num pote, cubra com filmito plástico ou tampa e leve à geladeira

 

Geleia de pimenta
 
Ingredientes:
200g de pimenta cambuci sem sementes
200g de açúcar cristal
1 colher de sopa de suco de limão
 

Preparo:

Corte as pimentas em pedaços bem pequenos com cuidado para não restar sementes pois é onde está a maior picância das mesmas. Leve o açúcar e as pimentas para cozinhar em fogo baixo. Some o suco de limão. Se formar espuma no cozimento retire com uma escumadeira. Mexa seguidamente para não grudar no fundo da panela ou frigideira. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Deixe esfriar e se ficar muito consistente, adicione um pouco de água fervente e leve ao fogo novamente mexendo sempre. Leve a geladeira em pote esterilizado.


 

Pera caramelizada
 
Ingredientes:
2 peras descascadas e cortadas em fatias de cerca de 1 cm
4 colheres de sopa de açúcar cristal
1 pau de canela
2 cravos da Índia
Meia xícara de água fervente se precisar
 

Preparo:

Caramelize o açúcar em uma frigideira grande e antiaderente e fogo baixo. Junte o cravo e a canela e mexa devagar para o açúcar não queimar. Se precisar junte água fervente aos poucos. Coloque as peras na calda caramelada e deixe por cerca de 10 minutos cada lado ou até ficarem macias mas tenras.

 

Montagem
 
Ingredientes:
12 fatias de baguete tostada no azeite de oliva (pode ser 12 torradinhas médias)
Cebolinha verde fresca picada
 

Numa travessa disponha as fatias de pão ou as torradinhas e sobre estas acomode as fatias de pera (observe que as fatias de pão devem ser do mesmo tamanho das fatias de pera). Em seguida coloque com uma colher de chá ou espátula um bocado de patê de fígado e logo em cima um pouco de geleia de pimenta. Salpique com a cebolinha verde e sirva acompanhado de um belo espumante brut!

            

2 comentários: