terça-feira, 18 de agosto de 2020

Los Haroldos Bonarda Roble 2013 - produzido com a segunda casta mais cultivada na Argentina!

 

A uva Bonarda é a segunda variedade mais cultivada na Argentina, atrás apenas da Malbec, ocupando quase 19 mil hectares plantados (praticamente 17% dos vinhedos de uvas tintas daquele país) e a frente de uvas mais tradicionais como a Cabernet Sauvignon, a Shiraz e a Merlot. Dizem que a Bonarda plantada na Argentina é a mesma do Norte da Itália, prima das uvas da Lombardia e da Emilia-Romagna. Outros acham que ela é aparentada da Corbeau ou Douce Noire de Savóia, na França. Mas o fato é que a Bonarda chegou à Argentina com os primeiros imigrantes europeus, no final do século XIX. 

Esta casta tem um ciclo longo de amadurecimento, necessitando de bastante calor para conseguir amadurecer pois quando isso não acontece seus vinhos têm pouca cor e corpo e trazem a boca um toque de ervas. Dá vida a vinhos frescos, de taninos suaves, acidez pronunciada e bastante frutados e tem no público jovem seu principal consumidor. 

Um destes representantes é o Los Haroldos Bonarda Roble 2013 elaborado pela vinícola Familia Falasco em Mendoza. De visual rubi intenso e tradicionais tons violáceos da casta apresenta aromas recheados de frutas vermelhas e negras bem maduras (ameixa, framboesa, amora, cassis e cereja), tabaco, couro e toque picante. Em boca um vinho de corpo médio, fresco, vigoroso e equilibrado, com ampla persistência.  Este vinho amadurece 6 meses em barrica de carvalho francesa.

Harmoniza com charcutaria (salames, linguiças e copas), pizzas com coberturas leves, carnes de sabor mais picantes, massas e risotos com cogumelos frescos.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 15 a 17oC.

Você encontra vinhos elaborados com a uva Bonarda na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele-entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário