quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O hambúrguer de soja!



Pois a busca por uma vida alimentar mais saudável é a tônica que sugere a receita desta semana!

Entre tantas discussões sobre a soja e seus benefícios, de sua manipulação genética que sugere prós e contras e o uso de agrotóxicos em seu cultivo, algumas bandeiras podem ser avistadas no horizonte culinário, uma delas na produção da carne de soja, que dá origem a diversos pratos e receitas. Segundo pesquisadores a soja surgiu nas regiões central e do norte da China, há mais de 5 mil anos. Esta planta foi levada à Europa pelo botânico Engelbert Kaempfer, em 1972, mas sua produção ficou limitada devido ao tipo de clima e às condições do solo presentes. Ao Brasil chegou na década de 60, sendo nosso país atualmente o segundo maior produtor de soja do planeta ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os produtos proteicos de origem vegetal que são obtidos a partir da soja, entre eles a carne de soja, são alimentos com altos teores de proteína em sua composição, entre 40% a 90%. Com a proteína texturizada de soja fina é possível fazer a maioria das receitas que levam carne moída e o sabor e textura ficam muito semelhantes. Uma destas receitas é o hambúrguer de carne de soja. Confira:


Ingredientes:
(rende 6 hambúrgueres)

1 xícara de proteína texturizada de soja (fina) hidratada
1 tomate sem semente picado
Meia cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
4 colheres de sopa de molho de soja - shoyu
4 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de azeite
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Meio tablete de caldo de carne em pó
Pimenta do reino e sal à gosto

Preparo:

Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho e em seguida o tomate. Junte a proteína de soja e misture bem. Regue com o shoyu e junte o caldo de carne. Logo após some as 4 colheres de água, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Tempere com sal e pimenta. Para preparar o hambúrguer aguarde a carne esfriar, junte a farinha de trigo e o ovo.  Misture bem e modele os hambúrgueres na mão. Leve os hambúrgueres ao fogo baixo sobre uma frigideira antiaderente untada com óleo deixando 2 minutos cada lado e virando com cuidado. Depois é montar o hambúrguer com queijo, tomate, folhas verdes, cebola roxa e o molho de sua preferência!

Você sabia?


Muitas pesquisas mostram que os produtos feitos a base de soja podem contribuir de forma positiva para a saúde. A soja é um produto nutritivo, rico em muitos nutrientes como a vitamina B6, o ácido fólico, a riboflavina, a tiamina, a vitamina K, além de conter diversos minerais, entre eles o ferro, o cálcio, o manganês, o selênio, o cobre, o fósforo e o magnésio. Além das proteínas, a soja possui outros componentes bioativos importantes para a saúde, o que a torna um alimento funcional, com benefícios comprovados pela literatura médica. Entre eles, especialistas citam redução dos sintomas da menopausa, controle do colesterol ruim, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário