quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O camarão salteado em alho e oliva!



O principal cuidado no preparo de camarões é o ponto de cozimento. Feito isso é só correr para o abraço! 

Creio que não há na gastronomia de frutos do mar ingrediente mais celebrado que o camarão! Este crustáceo habitante de águas salgadas e doces permeia as receitas com seu insight exótico sofisticado – sofisticação mais saliente devido ao preço que anda bem salgado do que a qualquer outro fator. Facilmente encontrado em supermercados e peixarias, o camarão atende todo tipo de prato:, caldos, sopas, massas, recheios, pastéis, frituras; bobó e vatapá, pratos característicos da cozinha baiana. O termo camarão - do latim cammārus que é derivado do grego kámmaros - é a designação comum a diversos crustáceos da ordem dos decápodes e constituem esplendido alimento, rico em proteínas e sais minerais além de certa porcentagem de iodo.

O camarão-verdadeiro (Penaeus brasiliensis) é de cor cinza-claro, sendo espécie muito frequente entre nós. O camarão-rosa de um camarão de cor vermelho-escura, com pontuação de cor ainda mais carregada. Chega a alcançar 18 centímetros de comprimento. Já o camarão-sete-barbas camarão que mede de 7 a 8 centímetros de comprimento. É erroneamente, chamado de "sete barbas", pois tem apenas 6! Pode ser encontrado em mares, junto das costas marítimas, nos leitos lamacentos dos riachos, rios e lagoas, bem como nos alagados deixados pelas marés. E uma das receitas mais saborosas é a do camarão salteado em alho e oliva. Confira! 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de camarões grandes com casca
4 dentes de alho picadinhos
1 cebola roxa picadinha
Salsinha picadinha
Pimenta do reino moída na hora
Suco de 2 limões
Azeite de oliva
Sal á gosto

Preparo:
Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e refogue o alho e a cebola. Leve os camarões para saltear na frigideira em fogo alto, tempere com sal e pimenta. Deixe uns 2 ou 3 minutos e vire. Regue com o suco de limão e salpique a salsinha. Sirva em seguida! 

Você sabia?


Em 1280, Marco Polo comentou sobre a abundância de frutos do mar em mercados chineses, incluindo o camarão. Tem-se notícias de informações sobre a cultura do camarão também no século 17, onde os moradores pantaneiros da Louisiana utilizavam um cercado de até 2.000 metros de circunferência para pegar o crustáceo. O cultivo do camarão marinho teve sua origem histórica no Sudeste da Ásia, onde pescadores artesanais construíram diques de terra nas zonas costeiras, para o aprisionamento de pós-larvas selvagens, que cresciam nas condições naturais prevalecentes. Com o aperfeiçoamento das técnicas de cultivo e de reprodução, a atividade passou a ser praticada comercialmente, apresentando bons resultados e uma consequente expansão mundial. A produção brasileira de camarão é concentrada na região Nordeste.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário