sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Vinícola Garibaldi lança nova linha de espumantes e sucos biodinâmicos



A Cooperativa Vinícola Garibaldi inova ao lançar a primeira linha de espumantes e sucos biodinâmicos do Brasil com certificação internacional. Batizada de ‘Astral’, chega ao mercado neste mês com lote de espumantes numerados (são apenas 700 garrafas) e suco de uva produzidos a partir de técnicas que respeitam o equilíbrio entre a natureza, o homem e o universo. O lançamento incrementa o mix de produtos da Cooperativa, que já tem opções orgânicas no portfólio, além das bebidas produzidas pelos métodos tradicionais.

A agricultura biodinâmica foi desenvolvida a partir dos preceitos de Rudolf Steiner, em 1924, na região da atual Polônia. Ele utilizava a antroposofia para considerar a relação do homem com a natureza e buscar a prosperidade da agricultura – entendendo que, além da substância nutritiva, o alimento também oferece a vitalidade nele presente. “Para entender essa composição, é importante saber que os produtos biodinâmicos são obrigatoriamente orgânicos, sendo ainda mais restritivos quanto ao uso de agrotóxicos e insumos agrícolas. O grande diferencial está na busca pela harmonia entre os reinos humano, animal, vegetal e mineral, potencializada pela influência dos astros. Assim, os cuidados começam nos vinhedos, respeitando o ambiente; passando pelo zelo com as videiras e chegando ao processo de vinificação, resultando em bebidas com mais vitalidade”, explica a engenheira agrônoma Lara Silvestrin, responsável técnica pelo projeto de viticultura biodinâmica.


O trabalho com a agricultura biodinâmica exige forte conexão com a essência desse método e seus princípios. Para isso, é necessário viver os processos naturais mediante a prática, a observação e a percepção. Dessa forma, o agricultor preserva sua saúde, o meio ambiente e as relações pessoais – resultado comprovado pela produtora Rosângela Bettú Lazzari, de Garibaldi, uma das três fornecedoras das uvas biodinâmicas utilizadas pela Cooperativa na produção dos espumantes e sucos da linha Astral. “Em 2008, comecei a converter a propriedade para a produção orgânica. Aos poucos, participando de cursos e treinamentos, fui me interessando pela produção biodinâmica, que desenvolvo desde 2016. É exigido um trabalho mais rigoroso, com mais mão de obra e até custo um pouco acima, mas compensa por se estar em um ambiente agradável, saudável e que oferece uma produção uniforme, com uvas de aromas e sabores acentuados”, comenta. Atualmente, Rosângela fornece cerca de 20 toneladas de uvas Bordô, Isabel e Chardonnay à Cooperativa.


Para o consumidor, produtos biodinâmicos significam a possibilidade de se nutrir com alimentos saudáveis e repletos de forças vitais, bem como contribuir com a preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e ainda ser um agente de transformação para uma agricultura consciente e integrada.

Certificação reconhecida internacionalmente

A linha Astral da Cooperativa Vinícola Garibaldi chega ao mercado enriquecida por outro diferencial importante. É a primeira série de espumantes e sucos biodinâmicos no país certificada por uma auditoria. No Brasil, a certificação por auditoria de alimentos e produtos biodinâmicos é realizada pela empresa IBD Certificações. Já a certificação participativa de alimentos e produtos biodinâmicos, atualmente, é feita pela ABD – Associação Biodinâmica. Em todo o mundo, os alimentos biodinâmicos certificados apresentam o selo Demeter, que, assim como as Normas de Produção e Processamento, é gerido pela Associação Demeter Internacional – modelo de cooperação mundial baseado em responsabilidade, transparência e autonomia regional.

Onde encontrar

A primeira produção de espumantes Brut Champenoise e sucos de uva ‘Astral’ serão vendidos no varejo anexo ao complexo enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi (avenida Independência, 845, em Garibaldi, RS). Os sucos chegam ao mercado com preço médio de R$ 18,00 e também poderão ser encontrados em pontos de venda que já oferecem os sucos orgânicos da marca. Já os espumantes, limitados a 700 garrafas numeradas, serão comercializados também em alguns canais virtuais e estabelecimentos gastronômicos parceiros, ligados à proposta slow food. O preço é de R$ 70,00 por garrafa.

Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi

A história da Cooperativa Vinícola Garibaldi começou a ser escrita em 1931, pela união de diversas famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época. Atualmente, são 400 famílias associadas, localizadas em 15 municípios da Serra gaúcha. Seu portfólio tem 65 produtos distribuídos em 12 marcas, entre espumantes, vinhos tintos e brancos, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva, opções orgânicas e biodinâmicas.

*Fotos: Daniela Radavelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário