quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Casa Valduga Sur Lie Brut Nature - você escolhe o tempo de contato com as leveduras!


Quando fala-se em espumante lembra-se sempre daquela bebida delicada, leve e sedutora.  Não se pensa em algo bruto, inebriante e forte. Mas outro dia mais uma vez quebrei este paradigma degustando o Casa Valduga Sur Lie Brut Nature 30 meses um dos últimos lançamentos da vinícola do Vale dos Vinhedos. 

Fiquei deveras impressionado com a qualidade do que encontrei na taça! A começar com a tampa – pois este espumante não recebe rolha, mas sim a tampa de garrafa originária de sua autólise coberta com cera. Sur lie é a técnica que permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras, até a abertura da garrafa. 

Um espumante com linda cor dourada, bastante cítrico e com uma acidez capaz de harmonizar com diversos pratos. Tal espumante não passa pelo dégorgement – que em francês significa degola – ou seja, não ocorre a remoção das partículas residuais sólidas que precipitam na garrafa durante a fermentação – e não tendo dégorgement não há adição de licor de expedição, por isso é um espumante nature. Por não passar por este afinamento, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa mantem-se fechada, ou seja, esse é o grande diferencial deste rótulo pois ele continua envelhecendo até ser aberto! 

Além disso vai ao mercado somente após 30 meses de maturação mínima. É elaborado pelo método tradicional com  80% de Chardonnay e 20% de Pinot Noir e 10% repousa em barricas de carvalho francês por 10 meses. Mostrou coloração turva dourada e fino e persistente perlage. Aromas com frutas brancas e tropicais, amêndoas e leve fermento. Boca fresca, cremosa, ótimo corpo e acidez, cítrico e persistente. Uma delícia!

Faz par gastronômico com quase tudo: entradas, saladas, canapés, frutos do mar, comida japonesa e tailandesa e o que mais você quiser.

Recebeu 93 Pontos do Guia Descorchados 2018.

Possui 12% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura de 4 a 6oC.

Você encontra os espumantes e vinhos Casa Valduga na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário