quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Os espetinhos à moda do Mediterrâneo!



Um prato fácil, acessível, rápido e que casa muito bem com este clima que se inicia!

A receita de hoje foi idealizada em cima de alguns experimentos muito interessantes e tomou corpo com o acréscimo de um molho próprio da Europa Mediterrânea, valorizando os sabores das carnes e dos legumes e popularizando a sua feitura. A seguir, vai a sugestão saborosa dos Espetinhos à moda do Mediterrâneo!



Ingredientes:
(porção para 4 pessoas)

250 g de filé mignon ou maminha
250 g de pernil de cordeiro
100 g de bacon
1 abobrinha pequena cortada em fatias
1 pimentão pequeno verde
1 pimentão pequeno vermelho
1 pimentão amarelo
2 tomates
1 cebola média
Sal e pimenta à gosto

Preparo:

Cortar as carnes em cubos de cerca de 3 a 4 cm (quanto mais grossos, mais tempo levarão para assar). Temperar todas com o sal e a pimenta. Reservar. Fatiar o bacon para acrescentar na montagem dos espetinhos. Cortar os tomates em 6 partes (deixar com semente e pele). Para os pimentões e a cebola ter cuidado para cortar em pedaços semelhantes aos pedaços de tomate.  Temperar com sal e gotas de limão. Utilizar aqueles espetinhos de madeira (palitos de cerca de 20 cm que se compra em qualquer supermercado) para montar. Preparar como se fosse um xixo: um pedaço de tomate, um de pimentão, um pedaço de cebola, maminha, bacon, abobrinha, cordeiro, bacon, cebola, abobrinha, e assim por diante. Calcula-se cerca de 4 espetinhos por pessoa. Preparar o molho para pincelar sobre os espetinhos enquanto estes estiverem assando: picar alho, sálvia e tomilho frescos, vinho branco, adicionar azeite de oliva, pingos de vinagre, sal e pimenta preta e misturar tudo. Levar os espetinhos ao forno pré-aquecido a temperatura de 200 graus por cerca de 20 a 25 minutos. A cada cinco minutos pincelar os espetinhos com o molho. Retirar e servir com o acompanhamento a escolher.

Você sabia?

A culinária mediterrânea busca um estilo alimentar mais saudável com pratos mais coloridos, menos calóricos e com ingredientes frescos na sua elaboração. A cozinha mediterrânea começou em países da Europa, Ásia e África, principalmente Itália e Espanha, Grécia, Israel e Egito. Essa alimentação consiste em diminuir o consumo de gordura e aumentar o consumo de alimentos naturais no dia a dia, principalmente a ingestão diária de peixes, carnes magras,  outros frutos do mar, oleaginosas, legumes, derivados cereais e óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva ou óleo de coco, que melhoram a saúde como um todo. Mas além disso instiga os seus seguidores a mudar o seu comportamento os aliando a prática diária de atividades físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário