quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O Risoto de Linguicinha!


Pode chamar de “carreteiro enjoado” mas há algumas diferenças entre um e outro preparo!

Praticamente conheço pouquíssimas pessoas que não gostam de linguiça! É impressionante como esta digna representante da charcutaria mundial ganhou o paladar das pessoas e traz tanto sabor a qualquer prato que a tenha como ingrediente. E um dos meus carreteiros preferidos é o que leva linguiça suína na sua composição. E a receita de hoje é uma variante daquele, ou seja, um risoto, que se praticamente se diferencia do carreteiro pelo tipo de arroz que leva – no risoto utilizamos o arroz arbóreo ou carnaroli – pelo caldo – no carreteiro se coloca água – pelo juntada do caldo aos poucos – no carreteiro se coloca o líquido uma vez só – e na utilização do vinho branco, manteiga e queijo em suma. No mais, tanto um como outro preparo é de lamber o bigode! Acompanhe a receita do Risoto de Linguicinha!   



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
2 colheres de manteiga
Uma cebola picadinha
Um dente de alho picadinho
Uma taça de vinho branco seco
250g de linguicinha suína defumada cortada em finas fatias
1 cenoura pequena cortada em cubinhos
1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubinhos
1 pimentão amarelo pequeno cortado em cubinhos
8 xícaras de caldo de carne
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Pitada de orégano desidratado

Preparo:

Aqueça uma colher de azeite de oliva numa panela e frite rapidamente a linguicinha. Retire e reserve. Aqueça nesta mesma panela novamente um fio de azeite de oliva e junte a cebola e o alho, refogando em fogo médio. Quando dourar, juntar os pimentões e a cenoura e refogar por um minuto. Somar o arroz e mexer com os ingredientes. Juntar o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Colocar a linguicinha e aos poucos, ir adicionando o caldo de carne, concha por concha, mantendo encharcado o preparo. Adicionar pimenta preta, pitada de orégano e corrigir o sal. Cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Desligar o fogo e juntar a manteiga e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida regando com um generoso fio de azeite de oliva.

Você sabia?


Em Portugal, ela é chamada de “enchido”. E é de lá que herdamos mais essa alegria gastronômica. A linguiça tem vocação para juntar gente e para criar clima de festa. É um prato democrático, disposto a agradar todos os gostos e capaz de dar a um simples feijão sabor de final de semana. E pensar que tudo nasceu da boa e velha necessidade humana de conservar os alimentos: quando o caçador abatia um animal muito grande, maior do que a capacidade de consumo da tribo, picava-se a carne, temperava-se com sal e ervas e a preservava nas tripas dos animas. Há quem diga que a linguiça existe há mais de 4 mil anos, porém, registros mais exatos remontam a 2 mil anos.  Nesta versão da história, a origem da linguiça é romana. Seu nome seria um derivado da palavra “luganega”, referente a Lucano. Os Lucanos foram um povo de origem samnita, que se estabeleceu na Lucânia (região montanhosa da Itália meridional) no século V a.C. Muitos séculos atrás essa tribo comandou grande parte daquela península,  deixando como legado para os romanos o método de embutir carnes. Atualmente, existem três grupos de linguiça de acordo com o processo de fabricação: fresca - a linguiça in natura, feita de carne crua; cozida -  que passa por um pré-cozimento em forno industrial e defumada ou curada -  pré-cozida pelo sistema de defumação.
* fonte: Fernando Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário