quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A Bodega Cerro Chapeu


Oriunda da Família Carrau de Montevidéu, bodega localizada em Riveira inicia seu projeto de enoturismo



No final do mês de agosto estive conhecendo a Bodega Cerro Chapeu, em Riveira, na divisa do Brasil com o Uruguai. Para quem chega a Riveira vindo de Rosário, basta pegar o caminho para o aeroporto – que fica a cerca de 7km da cidade – e antes de chegar no mesmo placas indicarão o caminho para a vinícola, com mais 6km de estrada de chão. A propriedade está fincada no lugar mais alto da região, há cerca de 300m acima do nível do mar e é brindada com uma brisa eterna além de uma significativa ensolação.  

Vinicola envasa meio milhão de litros por safra
Vinhas com mais de 35 anos se espalham por 50 hectares cultivados

O varejo está instalado no casarão da família, uma construção imponente arraigada sob o estilo arquitetônico espanhol, que conta inclusive com uma bela fonte ao centro do gramado interno. Também é neste local que são preparados os almoços harmonizados e demais eventos, contando com boa estrutura para recepcionar os visitantes. Com vinhedos plantados nos dois países, a vinícola elabora hoje cerca de meio milhão de litros de vinhos por safra. O sistema de vinificação por gravidade é um show a parte, pois a instalação produtiva foi construída de acordo com um projeto muitíssimo inteligente, no qual o líquido resultante da prensagem vai direto aos tanques de inox pela gravidade atmosférica, com o mínimo de intervenção humana. 
Vinificação por gravidade tem o mínimo de interferência humana

Novos vinhedos do lado brasileiro em breve estarão produzindo

Margarita Carrau é uma das proprietárias 

As propriedades ficam frente-a-frente divididas apenas pelos marcos que definem o limite territorial de Brasil e Uruguai. No lado brasileiro novas parcelas de videiras estão sendo cultivadas para muito em breve começarem a dar frutos.  Também está sendo finalizado um complexo para o enoturismo, direcionado a eventos e visitações, com uma vista incrível do Cerro Chapéu e do Cerro Muñoz. 

Instalação no lado brasileiro demandará forte aporte no enoturismo e eventos

Natureza bucólica maravilha o visitante


Tannat é o grande cartão de visitas da vinícola


Margarita Carrau conduz pessoalmente os almoços harmonizados 

No comando da vinícola está Margarita, Gabriela e Francisco Carrau  ex-sócios da Bodegas Carrau de Montevidéu que após a divisão das propriedades com os demais irmãos sócios acabaram ficando com a extensão de Rivera e de Livramento no lado brasileiro que antes pertencia ao grupo, passando a chamar-se Bodega Cerro Chapeu. 

Natalia  Villanueva, Renzo e Margarita Carrau e este editor 

Os vinhedos de quase 50 hectares e muitas videiras com mais de 35 anos, produzem diversas castas, entre as quais Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc e claro Tannat, entre outras. São várias as linhas que formam o portfólio de vinhos da bodega, entre as quais a Castel Pujol, Varietal, Reserva e Gran Reserva. Tive oportunidade de participar de um almoço harmonizado relativo ao Festival Tannat y Cordero, no qual preparei como chef convidado pratos a base de carne de cordeiro que foram harmonizados com Tannats da casa conduzidos por Margarita, que além de proprietária é também sommelier. 

Pôr do sol forma um belo cartão postal 

Particularmente chamaram-me atenção os seguintes vinhos entre todos os degustados: Castel Pujol Chardonnay 2016, Castel Pujol Cabernet Franc Reserva 2013, Ysern Tannat – Tannat Gran Reserva 2014, 1752 Petit Manseng e Pinot Grigio 2011, Castel Pujol Trebianno 2015 e Carrau Sust Cuveé Rosé Brut Nature Vintage 2011

Barricas americanas e francesas são utilizadas no amadurecimento dos vinhos 

Vista interna do casarão que abriga o varejo da bodega

A visitação a Bodega Cerro Chapeu funciona com agendamento, basta acessar algum dos meios adiante e contatar: mcarrau@castelpujol.com e facebook/bodegacerrochapeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário