terça-feira, 26 de setembro de 2017

A Avaliação Nacional de Vinhos – safra 2017


  
No sábado Bento Gonçalves foi o palco da 25ª. edição da maior degustação de vinhos do mundo!



Depois de uma safra bastante complicada no ano passado, esta, de 2017, teve sob seus ombros o peso de resgatar a qualidade do vinho brasileiro, e a Avaliação Nacional de Vinhos organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) corrida nos pavilhões da Fundaparque em Bento Gonçalves recebeu quase mil pessoas com esta curiosidade: provar o que o consumidor irá encontrar nas garrafas de vinho desta safra. As 16 amostras mais representativas da Safra 2017 foram selecionadas de um total de 327 inscritas por 59 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).      
Os enólogos da Embrapa passaram um mês degustando às cegas as amostras e selecionaram as 30% mais representativas, ou seja, 103 vinhos, das quais 16 foram selecionadas e apresentadas ao público para degustação servidas pelos alunos dos cursos de Viticultura e Enologia do IFRS e IFSC e cada foi avaliada por um comentarista de renome. 


Edgar Scortegagna – enólogo e presidente da Associação Brasileira de Enologia – resgatou a primeira avaliação – 1993 – em seu discurso citando que “o evento começou singelo, porém autêntico. A pretensão, esta sim não era pequena”. Falou ainda que “como uma janela para o mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos expressa a imagem do vinho brasileiro com legitimidade. O evento é reconhecido por sua proximidade com a cadeia produtiva da uva e do vinho, de modo que contribui para que a produção do vinho brasileiro evolua em qualidade, tecnologia e reconhecimento”.


A cada ano, pessoas com extensa dedicação ao mundo do vinho são agraciadas com o Troféu Vitis. Neste ano, a entidade entregou o Troféu Vitis Amigo do Vinho 2017 para a sommelier internacional e jornalista Andréia Debon, editora da Revista Bon Vivant, especializada no mundo do vinho. Ela também participa como jurada em degustações e concursos de vinhos no Brasil e no exterior, viajando para países produtores e com potencial enoturístico. E o Troféu Vitis Destaque Enológico 2017 foi entregue à enóloga Maria Regina Ferreto Flores, hoje diretora técnica da LNF Latino Americana. Maria Regina foi professora na então Escola Agrotécnica Federal e enóloga-chefe da Cooperativa Vinícola Aurora de 1984 a 1995.


Chamou especial atenção uma amostra inédita, a Petit Syrah – bastante comum nos Estados Unidos - muito elegante e equilibrada que trouxe um fantástico bouquet de frutas vermelhas e negras. Também o Merlot da Miolo e o Tannat da Don Guerino despertaram suspiros entre os presentes.   As bases para espumante e os brancos trouxeram mais uma vez seu tradicional frescor, acidez, leveza e citricidade. Enfim, após uma safra complicada no ano passado, o Brasil foi brindado com uma safra 2017 maravilhosa!  


Confira os 16 vinhos mais representativos entre os 327 inscritos:

Categoria Vinho Base para Espumante
Chardonnay/Riesling Itálico – Chandon (Garibaldi – RS)
Chardonnay – Casa Valduga (Bento Gonçalves – RS)
Chardonnay – Domno do Brasil (Garibaldi – RS)

Categoria Branco Fino Seco Não Aromático
Riesling Itálico – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves – RS)
Chardonnay – Vinícola Almadén (Santana do Livramento – RS)
Chardonnay – Vinícola Cave de Pedra (Bento Gonçalves – RS)

Categoria Branco Fino Seco Aromático
Sauvignon Blanc – Vinícola Fazenda Santa Rita (Vacaria – RS)
Moscato Giallo – Cooperativa Vinícola São João (Farroupilha – RS)

Categoria Tinto Fino Seco Jovem
Cabernet Franc – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)

Categoria Tinto Fino Seco
Petit Syrah – Luiz Argenta Vinhos Finos (Flores da Cunha – RS)
Merlot – Casa Perini (Farroupilha – RS)
Merlot – Miolo Wine Group (Bento Gonçalves – RS)
Cabernet Franc – Giacomin Indústria de Bebidas / Vinhos Hortência (Flores da Cunha – RS)
Malbec – Vinícola Almaúnica (Bento Gonçalves – RS)
Cabernet Sauvignon – Guatambu Estância do Vinho (Dom Pedrito – RS)
Tannat – Don Guerino Vinhos e Espumantes (Alto Feliz – RS)

*fotos de Jeferson Soldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário