segunda-feira, 3 de abril de 2017

Episódio do MasterChef com vinhos brasileiros será exibido amanhã


Programa televisivo irá ar a partir das 22h30min desta terça-feira pela Band. Primeira prova externa desafiará os 20 competidores a harmonizar menus com rótulos nacionais 


Nesta terça-feira (4), a partir das 22h30min, irá ao ar pela Band a primeira prova coletiva fora do estúdio da quarta temporada de MasterChef Brasil. Com articulação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o episódio gravado nos dias 4, 5 e 6 de março, nos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, terá como desafio a elaboração de menus acompanhados de vinhos nacionais.


A harmonização de três rótulos com pratos que evocassem à culinária das culturas italiana e alemã servirá de mote para a apresentação da produção vitivinícola brasileira aos 20 competidores, aos jurados da atração, Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, e, por consequência, à prestigiada audiência do talent show. Nos cardápios criados pelos times azul e vermelho, o espumante Brut 130, da Casa Valduga, acompanhará a entrada, o vinho tinto Reserva Merlot, da Vinícola Aurora, o prato principal, e o espumante moscatel rosé Aquarela, da Casa Perini, a sobremesa. A trinca será responsável por representar a diversidade e qualidade da vitivinicultura nacional no principal programa de gastronomia da televisão brasileira.

A prova será avaliada por 80 convidados, entre eles dirigentes do Ibravin, representantes de vinícolas e enófilos, que terão a difícil missão de eleger a equipe vencedora.
O MasterChef Brasil é transmitido pela Band às terças-feiras, às 22h30min, com exibição simultânea no site e no aplicativo da emissora para smartphones, sendo também reproduzido pelo Discovery Home & Health, nas sextas, às 19h20min, com reapresentação aos domingos às 21h45min.      
  
SOBRE OS VINHOS DA PROVA     


Brut 130        
O Casa Valduga Brut 130 foi elaborado em 2005 para comemorar os 130 anos da chegada da Família Valduga ao Brasil. Considerado um dos destaques da vinícola, o Brut 130 tornou-se um dos espumantes ícones do país e já ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. O espumante que já está presente em diversos países, como Estados Unidos e Alemanha, conquistou medalha de prata no Decanter Wine Awards 2016, uma das mais importantes premiações do mundo, e também já foi condecorado com medalha de ouro, no Effervescents du Monde, realizado na França. Elaborado pelo método tradicional, também conhecido como Champenoise, segue os moldes de Champagne, na França. O espumante Brut 130 é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais e, após a refermentação, matura por 36 meses na penumbra das caves subterrâneas. O rótulo possui perlage fascinante, coloração dourada e aromas que lembram frutas brancas, frutas secas como amêndoas e um leve tostado que proporciona elegância e complexidade exuberante à bebida. Em boca, apresenta acidez equilibrada e notável cremosidade. É um espumante de caráter único que pode ser harmonizado com pratos frios, peixes, carnes brancas, queijos mais jovens, além de massas com molhos leves.    
      
Aurora Reserva Merlot       
O vinho Aurora Reserva Merlot integrou a seleção TOP 100 do Mundo em 2014, pelas premiações que acumulou nos mais importantes concursos internacionais. O Aurora Reserva Merlot 2016, que está no mercado, foi elaborado 100% com uvas Merlot da safra, cultivadas em parreirais de produtores da Cooperativa Vinícola Aurora, na Serra Gaúcha. Passou por vinificação clássica, com estágio de seis meses em barricas de carvalho, francês e americano, e tem 13% de álcool. Apresenta coloração rubi com tons violáceos, aromas intensos de frutas vermelhas maduras e em compota, paladar elegante, equilibrado, bom corpo e persistência muito boa. Final de boca agradável, confirmando os adocicados toques de frutas vermelhas em compota. O vinho Aurora Reserva Merlot é ideal para acompanhar bacalhau, massas com molhos leves, como os de tomate e funghi, carnes vermelhas grelhadas e queijos médios.

Aquarela
O Casa Perini Aquarela foi o primeiro espumante moscatel rosé lançado no Brasil. Ele é o resultado do harmônico assemblage das variedades Moscato Branco, Moscato Gallo e Moscato de Hamburgo, sendo este último o responsável por conferir uma tonalidade levemente rosada ao espumante. Possui borbulhas que formam uma bela coroa de espuma na taça e aromas com notas cítricas que remetem à casca de laranja e flores como o jasmim. É um espumante super premiado nacional e internacionalmente, com destaque para Medalha de Prata no Vinalies 2015, na França, e medalha de ouro no VII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2016. Para harmonizar este produto, a sugestão são canapés e entradas com sabores doces ou com frutas e geleias, além de sobremesas a base de creme ou torta de frutas.  
       
SOBRE AS VINÍCOLAS        

Casa Valduga
Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga possui a maior adega de espumantes da América Latina e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método tradicional (champenoise) para elaborar espumantes ícones. Investe em produtos com padrão de excelência reconhecidos mundialmente e busca sempre inovar nos conceitos de elaboração e apresentação de seus vinhos.

Vinícola Aurora        
Com 86 anos de história, a Vinícola Aurora é a mais premiada do Brasil nos concursos internacionais. É uma cooperativa com 1.100 produtores de uvas e possui uma propriedade em Pinto Bandeira, de paisagem exuberante com parreirais no plano e em encostas, a Aurora Pinto Bandeira. Nessa área específica, a maior vinícola brasileira cultiva uvas para elaboração de vinhos com Indicação de Procedência (IP) na sua linha Aurora Pinto Bandeira. Seus demais rótulos, incluindo os Aurora Reserva, são elaborados com as uvas cultivadas pelas famílias associadas da cooperativa, responsáveis por uma safra de 71,5 milhões de quilos este ano, que contam com total acompanhamento dos técnicos e agrônomos da Aurora em todas as fases do ano.  A Vinícola Aurora está presente em todo o território nacional e exporta, para 20 países, parte de seu portfólio composto por 13 marcas e mais de 200 itens. 

Casa Perini
Uma das cinco principais vinícolas do Brasil, a Casa Perini, situada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, é uma vinícola familiar que produz vinhos desde 1970, sendo que a família cultiva videiras desde 1929. Os vinhos são elaborados com uvas provenientes de vinhedos plantados com mudas europeias certificadas. A Casa Perini oferece mais de 90 itens de produtos derivados de uvas para cinco mil clientes no Brasil. Entre os produtos, a vinícola conta com a linha Perini (Linha Premium), Casa Perini (Vinhos finos e espumantes), Arbo e Macaw (Vinhos finos), além dos sucos de uva integral Perini.       

*Fotos: Carlos Reinis/Band e Emerson Haas


Nenhum comentário:

Postar um comentário