terça-feira, 1 de abril de 2014

Descorchados 2014


Ocorreu ontem em São Paulo o lançamento do maior guia de vinhos da América Latina, o Descorchados 2014. Com a presença do jornalista Patrício Tapia, autor do guia, foi montada uma degustação de alguns dos rótulos presentes na edição deste ano e também de vários produtores, entre os quais Catena Zapata, Concha y Toro, Zuccardi, Juanicó, Trapiche, Achaval Ferrer, Bouza e Ventisquero entre outras.
A novidade da edição 2041 é a inclusão do Uruguai, com mapas de suas regiões e ampla avaliação de seus produtores, assim como já ocorre na Argentina e no Chile todos os anos.
Esperamos em breve vero Brasil figurando neste reconhecido guia também, inclusive já há um forte movimento neste sentido.

O guia:

Descorchados é um guia que mostra um completo panorama da indústria do vinho no Chile, Argentina e agora Uruguai e suas tendências. Na atualidade é distribuído na Argentina, Colômbia, Brasil e Uruguai, tornando-se um referencial para os vinhos da América Latina.

O melhor vinho:

 
O vinho Errázuriz The Red Blend 2011 foi escolhido como o Melhor Tinto do Chile do Guia Descorchados 2014. Com predominância de Garnacha (55%) e presenças de Syrah, Mourvèdre e Roussane.
Segundo a avaliação do degustadores o vinho caracteriza-se por apresentar cor vermelha rubi brilhante com tons violeta naa borda. A análise olfativa registra muita fruta vermelha fresca acompanhada por belos tons florais que lembram pétalas de rosas e violetas.
Surgem, além do mais, notas balsâmicas quandoo vinho se abre, lembrando dill, gengibre e um leve toque de alecrim. O registro gustativo revela um vinho fresco, atraente, com textura encantadora e delicada de taninos finos, aromas complexos e sabores que permanecem elegantemente sobre o acabamento.

 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Marcos, existem algumas importadoras que trazem os vinhos desta casa chilena, talvez ainda não este, que veio diretamente da vinícola!
      Abraço
      Emerson

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir