terça-feira, 1 de abril de 2014

Descorchados 2014


Ocorreu ontem em São Paulo o lançamento do maior guia de vinhos da América Latina, o Descorchados 2014. Com a presença do jornalista Patrício Tapia, autor do guia, foi montada uma degustação de alguns dos rótulos presentes na edição deste ano e também de vários produtores, entre os quais Catena Zapata, Concha y Toro, Zuccardi, Juanicó, Trapiche, Achaval Ferrer, Bouza e Ventisquero entre outras.
A novidade da edição 2041 é a inclusão do Uruguai, com mapas de suas regiões e ampla avaliação de seus produtores, assim como já ocorre na Argentina e no Chile todos os anos.
Esperamos em breve vero Brasil figurando neste reconhecido guia também, inclusive já há um forte movimento neste sentido.

O guia:

Descorchados é um guia que mostra um completo panorama da indústria do vinho no Chile, Argentina e agora Uruguai e suas tendências. Na atualidade é distribuído na Argentina, Colômbia, Brasil e Uruguai, tornando-se um referencial para os vinhos da América Latina.

O melhor vinho:

 
O vinho Errázuriz The Red Blend 2011 foi escolhido como o Melhor Tinto do Chile do Guia Descorchados 2014. Com predominância de Garnacha (55%) e presenças de Syrah, Mourvèdre e Roussane.
Segundo a avaliação do degustadores o vinho caracteriza-se por apresentar cor vermelha rubi brilhante com tons violeta naa borda. A análise olfativa registra muita fruta vermelha fresca acompanhada por belos tons florais que lembram pétalas de rosas e violetas.
Surgem, além do mais, notas balsâmicas quandoo vinho se abre, lembrando dill, gengibre e um leve toque de alecrim. O registro gustativo revela um vinho fresco, atraente, com textura encantadora e delicada de taninos finos, aromas complexos e sabores que permanecem elegantemente sobre o acabamento.

 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Marcos, existem algumas importadoras que trazem os vinhos desta casa chilena, talvez ainda não este, que veio diretamente da vinícola!
      Abraço
      Emerson

      Excluir