quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Entrecote Chapado com Molho de Cogumelos e Pimentões



O entrecote é um dos cortes nobres mais versáteis que existem e faz uma ótima companhia a cogumelos e pimentões

 
Um bom corte de carne se dá bem em qualquer tipo de preparo: brasa, forno ou fogão! A maciez e suculência da peça merece apenas o respeito e a atenção do cozinheiro, que precisa ter o cuidado necessário com o ponto da carne e também com a preparação dos acompanhamentos ou molhos. Um destes molhos agrega ingredientes ricos em sabor, cada qual com muita personalidade, mas que quando unidos não conflitam, pelo contrário, formam um mix intrigante e robusto, como o que acontece na feitura deste molho acompanhante do entrecote de hoje, pimentão assado ao forno para tornar-se mais digestivo e adocicado e o cogumelo seco hidratado, que confere características amadeiradas ao molho. Para acomodar estes derradeiros componentes e quebrar a sua rusticidade, o requeijão e sua textura aveludada. A seguir, a receita do Entrecote Chapado com Molho de Cogumelos e Pimentões    
          

 
Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de entrecote cortado em fatias de 2cm

150g de cogumelos desidratados (funghi sec)

Um pimentão vermelho

Salsinha fresca picada

100g de requeijão cremoso

Uma cebola pequena fatiada

Um dente de alho finamente picado

Farofa

Azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta preta à gosto

 

Preparo:

Hidratar os cogumelos, deixando-os imersos em um pouco de água morna por cerca de 40 minutos. Abrir o pimentão ao meio, tirar as sementes e colocar num assadeira levando ao forno pré-aquecido por 15 minutos a 200oC. Após, retirar a pele do pimentão, cortar em pedaços grandes e reservar com azeite de oliva extra virgem e uma pitada de sal. Aquecer uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo de girassol ou milho, temperar as fatias de  entrecote com sal e pimenta e uma a uma selar em fogo alto, por cerca de 3 minutos cada lado. Reservar. Na mesma frigideira colocar um pouco do azeite de oliva do pimentão e levar ao fogo novamente. Somar a cebola e o alho e refogar. Juntar os cogumelos escorridos e refogar. Adicionar os pimentões e a água da hidratação restante dos cogumelos. Mexer bem e temperar com sal e pimenta. Juntar o requeijão e as fatias de entrecote. Cozinhar por cerca de 5 a 10 minutos. Somar a salsinha picada. Servir acompanhado de farofa grossa.      

 

Você encontra cortes nobres bovinos para preparo do Barreado na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630 em Santa Cruz do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário