segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Crios Torrontés 2011


A uva Torrontés pode ser entendida como a mais emblemática uva branca argentina! Nascida de um manejo genético de duas variedades incorporadas durante o longo período colonial principalmente pelas mãos dos jesuítas, a uva preta e a moscatel de Alejandria, este varietal que é produzido somente na Argentina, tomou personalidade e corpo e hoje está distribuída em três variantes - mendocina, sanjuanina e riojana – esta última a mais importante.
 
O Valle de Cafayate, em Salta, no extremo norte do país, possui um microclima ideal para os melhores representantes desta casta: vinhedos 3.000 m acima do nível do mar, pouca chuva e temperaturas baixas. A Torrontés é a única uva criolla originada na América.
 
O Crios Torrontés 2011 é o vinho da linha de entrada da vinícola Dominio Del Plata, sob o comando da enóloga Susana Balbo, uma das mais respeitadas da Argentina. É um varietal 100% Torrontés sem estágio em carvalho.

Possui coloração amarelo palha brilhante com reflexos esverdeados e matizes dourados. Apresenta aromas doces e intensos bem característicos da Torrontés, muita fruta branca, maça verde, abacaxi, lima, pêssego, melão, maracujá e jasmim destacado. Também mel e flor de laranjeira. É muito fresco e sua mineralidade se expressa já ao olfato.

Boca fresca e mineral. Notas florais, frutas tropicais cítricas – lima - acidez leve mas presente e com uma certa untuosidade que preenche o palato. Quando a sua temperatura sobre um pouco na taça traz um adocicado exótico que lembra coentro.

É um vinho fácil de beber e harmoniza bem com saladas de folhas verdes, peixes brancos grelhados, canapés variados, queijos suaves, frutos do mar e mesmo sushis. Pode se dar bem – dependendo da carga de temperos - com os pratos aromáticos indianos, chineses e tailandeses.

Possui 13,8% de graduação alcoólica e o ideal é degusta-lo na temperatura de 7 °C.

Você encontra os vinhos da casta Torrontés na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

 E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!  
 
Fonte: WofA       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário