terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Chuvas prejudicam vindima no Uruguai


 
Para aqueles que apreciam os bons vinhos uruguaios as notícias que se tem da vindima da safra 2014 por enquanto não são nada boas. Segundo o jornalista e sommelier Daniel Arraspide, do portal Vino y Bebidas, o volume de precipitação nas últimas semanas deixou boa parte dos vinhedos do Uruguai em uma situação comprometedora em matéria de qualidade e sanidade, com maior impacto nos vinhedos elaboradores dos vinhos de mesa, mas também com respingos naqueles dedicados a produção de vinhos finos.
 
As fortes e longas chuvas causaram estragos nas plantas e frutos, ocasionaram baixo grau de açúcar nos frutos e trouxeram o fungo Botrytis Cinerea que produz a chamada "podridão cinzenta". Em 20 dias foram 730 milímetros de precipitação principalmente na região de Canelones, ou seja, quase 60% dos 1.200 milímetros previstos para o ano todo.
 
 
A forte onda de calor parada sobre o sul do Brasil que trouxe temperaturas recordes foi a principal causa da manutenção por tantos dias da umidade e chuva sobre o país hermano. Ainda assim, os produtores garantem que não faltaram bons vinhos uruguaios para beber, pois ainda há um certo tempo para recuperação de parte das videiras.
 
Que assim seja!  

Confira as informações na íntegra acessando:

http://www.vinoybebidas.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário