segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Notícias da Vindima no Rio Grande do Sul

A Vindima começou! Em todo o RS as vinícolas e prestadores de serviços co-afins deram as boas vindas aos turistas, imprensa. especialistas e convidados.  
 
 
- Guatambu inicia vindima e lança programação especial para o período da colheita de uvas

 
Vinícola de Dom Pedrito iniciou a vindima no dia 20 de janeiro e pretende colher mais de 15 hectares até o final de março

A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, iniciou a vindima 2014 no dia 20 de janeiro. A primeira semana de colheita foi dedicada às uvas Chardonnay, Gewürztraminer e Pinot Noir, apresentando excelentes resultados, com frutas de ótima sanidade e equilibradas em termos de concentração de açúcar, pH, acidez e aromas.

Foram colhidos, ao total, cinco hectares que renderam 56 toneladas. “São uvas que serão destinadas à fabricação de nossos espumantes Guatambu Nature, Extra Brut, Rosé e Poesia do Pampa”, frisou Gabriela Hermann Pötter, enóloga da vinícola. Para preservar a qualidade, todas as uvas antes de serem processadas, permaneceram por no mínimo 12 horas em câmara fria, e após foram prensadas com cachos inteiros na Prensa Pneumática Inertys Bucher, nas instalações da vinícola.

Parte das uvas Pinot Noir, Gewürztraminer e Chardonnay seguem amadurecendo e serão colhidas para elaborar vinhos varietais, quando estiverem com potencial alcoólico em torno de 13%. Além disso, até final de março, a Guatambu pretende colher todas as uvas tintas, das variedades Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Tempranillo, que totalizam 15 há.
 

 
A novidade desta safra é a possibilidade de turistas e visitantes participarem da colheita da uvas, algo inédito na Região da Campanha. Estão programados dois eventos, um em fevereiro e um em março, ambos nos dias 16 dos respectivos meses, quando os interessados terão a oportunidade de experimentar a vindima e participar do processo produtivo do vinho. O programa, intitulado “Um domingo de Vindima na Guatambu”, contempla também tour por todas instalações da vinícola e culmina com almoço harmonizado, um típico assado na parrilla a ser apreciado com a degustação de vinhos e espumantes da cantina. É necessário prévio agendamento, pois as vagas são limitadas, através do email: visita@guatambuvinhos.com.br ou pelo telefone 53 3243 3295.

 
- Abertura oficial da vindima, realizada no sábado, reuniu visitantes de diversas regiões do país
 

Diversos sotaques embalaram a Abertura Oficial da Vindima no Vale dos Vinhedos no sábado, 1º de fevereiro, no Salão da Comunidade 8 da Graciema. Brasileiros de diversas regiões do país reviveram as festas de antigamente com a folclórica pisa das uvas, a fé dos imigrantes, a mesa farta regada a vinhos e espumantes das vinícolas que integram o roteiro e a alegria da música e dos jogos típicos. Esta é a sexta safra celebrada pelo Hotel Villa Michelon com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

As soberanas do Vale dos Vinhedos, Sabrina Batistello, Patrícia Bresolin e Daiane Scopel abriram a pisa das uvas, que foi seguida pelo diretor do Hotel Villa Michelon, Moysés Michelon, e pelo presidente da Aprovale, Juarez Valduga, além de turistas que entraram na brincadeira. O momento foi harmonizado pelo Coral Santa Cecília, de Venda Nova dos Imigrantes (ES), que participou voluntariamente do evento com 30 dos seus 40 integrantes.

Além da alegria sempre presente no evento, a religiosidade, que faz parte do cotidiano de quem mora no Vale dos Vinhedos, também integrou a programação com uma celebração religiosa conduzida pelo padre Francisco Andognini. O filó italiano teve a apresentação dos corais Vale dos Vinhedos, Terra Nostra, Casa das Artes, além de Jatir Dequigiovanni e da Orquestra de Gaitas de Santa Tereza. O Grupo Náni, de Farroupilha, também participou do evento, regado a vinhos, espumantes e suco de uva de associados à Aprovale (Angheben, Battistello, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Famiglia Tasca, Gran Legado, Larentis, Milantino, Miolo, Peculiare, Pizzato e Suvalan).
 

 
As ilhas de vinhos e espumantes foram acompanhadas por mesas com produtos coloniais como pão caseiro, copa, queijo, salame, grostoli, cuca e a fruta da estação: uva. A interação ficou por conta dos tradicionais jogos típicos como a mora e a bisca, além do jogo de damas de vinho, em que as peças são taças de vinho branco e tinto. Para completar, uma mostra do artesanato da região.

A Vindima no Vale

A rotina no Vale dos Vinhedos de janeiro até meados de abril se repete diariamente num vai e vem de caixas e cestos cheios de uvas de diversas variedades, que saem carregados dos vinhedos até às cantinas. É quando inicia o processo de elaboração dos vinhos e espumantes das vinícolas que integram o roteiro. Muitos desses rótulos estarão exibindo a marca da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, única no Brasil no setor de vinhos.

A colheita da uva no Vale dos Vinhedos representa mais de 3 milhões de quilos de uvas viníferas, o que corresponde a um terço da produção anual de 12 a 14 milhões de garrafas de vinhos finos e espumantes, além de suco e outros derivados de uva. O restante da uva vem de vinhedos de outras regiões.

A produção do Vale dos Vinhedos responde por 20% dos vinhos finos e 25% dos espumantes nacionais e a vindima é o segundo melhor período do ano para o enoturismo, ficando atrás apenas do inverno. Este ano, de janeiro a março, o roteiro espera receber mais de 70 mil visitantes, atraídos pelos diferenciais e programas criados pelos empreendimentos do Vale dos Vinhedos.

*Fotos Vindima em BG: Milena Schäfer/Conceitocom Brasil

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário