segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Mercado Municipal de São Paulo



Sempre que vou a São Paulo um de meus programas obrigatórios é visitar o Mercado Municipal, a meca dos cozinheiros, gourmets e chefs de todo o Brasil. Nos seus quase oitenta anos de existência distribuídos em 12 mil metros quadrados de área, abrigam-se dezenas de bancas que comercializam os mais variados produtos e ingredientes culinários. 


Localizado na zona norte de São Paulo no bairro da Sé, próximo a famosa rua 25 de Março, o Mercado Municipal foi criado numa época em que o trânsito dos automóveis conseguia fluir e era o ponto de referência para as compras das famílias paulistanas e todas as demais que para lá se deslocavam em busca de todo tipo de alimento imaginável. 


O Mercadão como é chamado pelos paulistanos quase trezentos boxes onde trabalham mais de mil e quinhentas pessoas. Hoje em dia com a globalização e a facilidade logística, produtos do mundo todo podem ser encontrados, do vinagre de arroz japonês ao bacalhau da Noruega. Falando em bacalhau, este é um caso a parte, pois dezenas são as bancas que oferecem o produto, de variados tamanhos, variedades e preços, em postas largas e altas tiradas do lombo do tipo “Porto”, a mais cara, ou mesmo desfiado e vendido a granel. 


O Hoccabar, um dos botecos com mais de 50 anos localizado dentro do Mercado Municipal, oferece o original pastel de bacalhau, uma delícia com muito recheio de bacalhau desfiado e queijo, temperado na medida, que é servido com azeite de oliva ao invés dos tradicionais catchup e maionese. Simplesmente maravilhoso! Outro lanche que impressiona é o sanduíche de mortadela, um pão cortado ao meio e que leva- pasmem – meio quilo de mortadela fatiada! A iguaria pode ser provada no bar do Mane, um dos mais populares.

Para os amantes da boa gastronomia e sabedores do tamanho do universo que ela representa, passear pelos corredores do Mercado Municipal é deixar-se levar pela individualidade de cada barraca, pelos diferentes aromas exalados pelo ambiente, uma mistura de salgado, com café tostado, com algo doce e perfumado e pelos sabores servidos pelas mãos dos vendedores que oferecem pequenos “test-drives” de queijos suculentos, salames de todo o mundo, beliscos de bacalhau, pães e enlatados. 


Visualizar as enormes rodas de queijo de variadas formas e sabores, as patas de presunto cru penduradas no alto das barracas, as pirâmides de bacalhau e as enormes compotas recheadas de centenas de tipos de frutas secas, amêndoas, patês e outras iguarias é como ir ao Louvre e ver as mais belas obras de arte da história, só que no Mercadão elas tem cheiro e sabor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário