quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O cabrito!


Já dizia o velho ditado: o bom cabrito não berra!
 
Preterida pela carne de cordeiro, a carne de cabrito com seu sabor suave, textura macia e com baixo teor de gordura e colesterol, vêm conquistando cada vez mais o seu espaço e dando margem a uma grande variedade de preparos seja na cozinha doméstica ou nos elaborados pratos da alta gastronomia.
 
 
De composição nutricional diferenciada, contém elevada quantidade de proteína, cálcio e ferro, proporciona ganho substancial sem trazer aquela carne de malefícios disseminada sobre os cortes de carne vermelha. Há muitos anos a carne de cabrito é consumida no nordeste brasileiro- onde está concentrado mais de noventa por cento do rebanho nacional - e nas cidades que tiveram influência da colonização italiana, portuguesa, árabe e judia.
 
E além da carne, os queijos, os iogurtes e o próprio leite de cabra são recomendados e saudáveis. Muito utilizada em assados, esta carne também ilustra receitas de cozidos, ensopados, almôndegas, pastéis, lasanhas, molhos condimentados e ragús.
 
Como não poderia deixar de lado, segue um de meus preparos preferidos, a Paleta de Cabrito Glaceada!

 
Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 paletas de cabrito (cerca de 800g cada)
Uma colher de manteiga derretida
Duas colheres de azeite de oliva
Uma colher de chá de vinagre de maça
Uma colher de sopa de semente de coentro esmagadas
Pimenta preta à gosto
Sal à gosto
Ramos de alecrim
Um dente de alho picadinho
Uma colher de chá de manjericão desidratado e esfarelado


Preparo:

Leve as paletas de cabrito a churrasqueira, sob uma grelha, espetada com os ramos de alecrim somente e sal, em fogo médio. Em separado, misture num recipiente a manteiga, o azeite de oliva e todos os demais ingredientes, misturando bem. Regue esta mistura nas paletas pouco antes de servir, deixe no fogo cerca de 2 minutos de cada lado e leve à mesa, podendo ser acompanhado de batatas cozidas, cuscuz ou salada verde.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

 

2 comentários:

  1. Emerson,
    A carne de cabrito realmente é um espetáculo.
    O problema pra mim tem sido encontrá-la. No passado, comprava-a nos supermercados da rede Bourbon, onde nunca mais encontrei.
    Tens alguma "fonte" a indicar?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, o mais certeiro e vc buscar em açougues tradicionais!
      Abraço

      Emerson

      Excluir