quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Menut Priorat 2006


Entre os meus vinhos preferidos estão alguns da região espanhola do Priorato, mais especificamente de Gratallops, pequena e competente, com um terroir único. Esta região vitivinícola era praticamente desconhecida até o inicio dos anos 90 e, de lá para cá, o Priorato – imersa em alta gastronomia, banhado pelo Rio Siurana e com menos de 10.000 habitantes, tem mais de vinte cidades espalhadas sobre colinas - assumiu a posição entre as mais importantes da Espanha e do mundo, sendo produtora de vinhos elegantes e estruturados, potentes em frutas, minerais e taninos. O solo basicamente é composto de llicorella (piçarra, famoso solo catalão), alternando camadas de xisto e quartzo.
 
As principais castas lá cultivadas é a Grenache, a Cariñena, Carignan, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Tempranillo. Como a região é muito montanhosa e os parreirais plantados em terraços muito antigos, fica inviável o uso de máquinas, tornando a colheita totalmente manual. Mas Martinet é o santuário da família Perez Ovejero, que teve decisiva importância no renascimento desta região vinícola.
 
É desta vinícola que vêm o vinho comentado desta semana, o Menut Priorat 2006. Elaborado por um corte onde o maior percentual é de Grenache, leva ainda Cariñera, Syrah, Cab. Sauvignon e Merlot.  Possui lágrimas densas e lentas, cor rubi fechado, opaco, e tons de violeta. No nariz mostra-se  - frutas vermelhas maduras e silvestres, cereja, azedinha, amora e baunilha vindo da madeira. Em boca, tânico, potente, repete a fruta, chocolate, leve amargor, muito equilibrado e potente, madeira presente. Envellhece 18 meses em barricas de carvalho francês.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é bebê-lo na temperatura de 16 a 18oC.

Excepcional custo-benefício.

Acompanha bem carnes vermelhas, pratos condimentados e preparados ao forno.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

2 comentários:

  1. Emerson, muito bom seu comentário, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Breno! Vindo de vc é muito mais que um elogio!
      Obrigado meu caro!
      Abraços
      Emerson

      Excluir