terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Gran Legado

 

Lembro que recebi há alguns anos atrás uma garrafa de vinho de uma então vinícola ainda desconhecida, era uma garrafa de Cabernet Sauvignon 2005 Gran Legado, da Vinícola Wine Park, do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Confidenciei a alguns amigos que era um dos melhores rótulos de CS que havia bebido naquele ano!
 
 
De lá para cá esta vinícola se aprimorou, lançou novosprodutos e seus espumantes passaram a ser reconhecidos internacionalmente. A primeira Medalha de Ouro do Brasil no International Wine Challenge 2011 foi conferida ao Gran Legado Brut Champenoise. O prêmio é inédito para o Brasil e para a Wine Park. O concurso, que reuniu mais de 12 mil amostras de 48 países, também rendeu à vinícola o título de Menção Honrosa ao Gran Legado Brut Charmat. A Medalha de Ouro somente é concedida a vinhos e espumantes com pontuação entre 96 e 100 pontos.

A qualidade do espumante já foi comprovada também em outros eventos. No ano passado, por exemplo, o Gran Legado Brut Champenoise foi eleito o Melhor Espumante Brasileiro no Top Ten realizado na ExpoVinis. O produto coleciona ainda quatro Medalhas de Prata e duas Menções Honrosas em prêmios conquistados em concursos internacionais realizados na França, Inglaterra, Alemanha e Itália.

O Gran Legado Brut Champenoise

De acordo com o enólogo Christian Bernardi, o produto iniciou seu processo de “champanhização” em maio de 2009, com degorge ocorrido em fevereiro deste ano. Ao todo, foram 21 meses de maturação, sob perfeitas condições de temperatura. “Este tratamento possibilitou um amplo desenvolvimento de aromas e enriquecimento das propriedades gustativas. O resultado é um espumante de alta qualidade”, destaca.

O produto se apresenta com coloração amarelo-palha com reflexos brilhantes, aroma intenso, notas muito complexas lembrando frutos frescos mesclando com as notas maduras das leveduras, amêndoas e frutos secos. No paladar, preserva a elegância e o frescor característicos do espumante com um volume de boca que o torna intenso e prolongado. No retrogosto relembra as notas aromáticas percebidas inicialmente.

Elaborado a partir das variedades Chardonnay e Pinot Noir é resultado de processo clássico, com prensagem direta da uva. Após etapas de assemblage e estabilização, tomada de espuma em processo champenoise (refermentação na própria garrafa), maturação por meses, degorge e colocação da vedação definitiva.

As uvas foram cultivadas em vinhedos próprios da Vinícola Wine Park, no Vale dos Vinhedos, conduzidos em sistema espaldeira com produtividade controlada.

 
PREMIAÇÕES GRAN LEGADO BRUT CHAMPENOISE

- Medalha de Prata - Vinalies Internationales 2009 - França

- Medalha de Prata - International Wine & Spirit Competition Quality Award 2009 – Londres (Inglaterra)

- Melhor Espumante Brasileiro – Expovinis 2010 – Prêmio Top Ten

- Menção Honrosa - International Wine Challenge 2009 e 2010 – Londres (Inglaterra)

- Medalha de Prata - Concurso Effervescents du Monde 2010 – Dijon (França)

- Medalha de Prata - Mundus Vini 2010 - (Alemanha)

- Grande Menção – Vinitaly 2011 – Verona (Itália)

- Medalha de Ouro - International Wine Challenge 2011 – Londres (Inglaterra)
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário