quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O camarão e seu legado!


Preparar camarões exige antes de tudo bom senso: da compra até a finalização do prato!
 

 
         Seguidamente sou questionado sobre como preparar camarões! Creio que muitos ainda ficam receosos em comprar adequadamente tal crustáceo e, mais temerosos ainda, no momento da cocção dos mesmos pois, convenhamos, qualquer receita com o bichinho quando teima em dar errado acaba com a reputação de qualquer cozinheiro, iniciante ou experiente. Pois bem, alguns passos são importantes, na minha visão, para preparar-se um bom camarão.

- A compra deste é uma delas! Hoje em dia o camarão acabou tendo um sócio chamado gelo, pois é quase impossível dissociá-los, e o segundo tem participado cada vez mais no percentual desta sociedade. A legislação brasileira é falha no tocante a regramento e fiscalização do percentual de “quebra” do peso do fruto do mar adquirido. Quebra é o que se desconto do total de um quilo que é o equivalente ao gelo agregado que às vezes chega a 40% (sim, você compra um quilo de camarão e recebe 600 gramas após descongelado)! Portanto procure adquirir um camarão com o mínimo de gelo necessário, fará bem ao seu prato e ao seu bolso, esta é a primeira dica.
 

- Depois o descongelar do camarão deve ser feito cuidadosamente. Deve-se deixar escorrer toda a água e de modo que a mesma não fique em contato com o crustáceo. Uso um escorredor para isso, dentro da pia, e deixo o camarão descongelar naturalmente, sem forçar, sem adicionar água ou qualquer outra substância.

- Quando houver necessidade de “marinar” (deixar o ingrediente em contato com temperos e sob refrigeração por algumas horas para agregar sabores)  nunca, mas nunca use sal! O sal desidrata o alimento e colocá-lo na mistura da marinada de qualquer tipo de alimento – não só do camarão – leva o cozinheiro a um precipício. Sal só na hora do cozimento!
 

- Aconselho a secar as unidades de camarão em papel toalha. Uma dica é deixar os camarões repousarem sobre as toalinhas, trocando sempre que estiverem encharcadas – umas três trocas é suficiente.

- Ao levar o camarão ao fogo, deve-se observar para que a panela, chapa ou grelha estejam bem quentes, mas bem quentes, sob pena de ao invés do mesmo selar, somente cozinhar, ficando pálido, seco e duro. E preste atenção: se for na frigideira, faça um pouco de camarão de cada vez, se colocar toda a quantidade vai “ensopar” ao invés de grelhar. A superfície quente mantém o camarão suculento, com uma casquinha seladora a sua volta. Este procedimento de “selar” eu uso mesmo que o preparo seja de um caldo ou consommé, que irá cozinhar o camarão, pois ele selado e previamente cozido, deve ser levado ao restante dos ingredientes pouco antes de servir. Nem pensar deixar o camarão mergulhado desde o início, ficará um chiclete bem caro!
 

- Não invente muito modismo e nem vá atrás de receitas de alguns cozinheiros de programas de televisão, seja simples. O camarão por si só é o ingrediente principal de qualquer receita que o possua e isso requer a lembrança do jargão utilizado na moda: “o pouco é muito!”. Seja breve nos temperos e condimentos.

Por fim, preste atenção na receita abaixo, um resumo de como inventar sem perder o controle, o Camarão Salteado.   

 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de camarão crú já descongelado de tamanho médio para cima
3 dentes de alho picadinhos
5 colheres de sopa de amendoim moído grosso
Duas colheres de sopa de cebolinha verde picada
Uma colher de sopa de salsinha finamente picada
Duas colheres de sopa de azeite de oliva
Uma colher de sopa de manteiga sem sal
Pimenta preta moída e sal à gosto
 

Preparo:

Aqueça a manteiga e o azeite de oliva. Junte os amendoins, o alho e refogue em fogo alto até levantar aroma. Junte os camarões e mexa eventualmente para assarem uniformemente até ficarem rosados. Adicione os demais temperos e sirva acompanhado de arroz branco (thai jasmim de preferência).

 
Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

 

2 comentários:

  1. Emerson,
    Boas dicas que vou colocar em prática.
    Verdade, com camarão, a simplicidade.
    Por isso que um bom camarão no bafo já se torna um grande prato.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Alexandre, essa era a intenção, simplificar! Abraços

      Excluir