terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Para comer com as mãos - a criativa Finger Food


Como seria interessante ir a um restaurante e poder provar não apenas um, mas vários pratos, ou então mesmo controlando a alimentação por conta de algum regime não deixar de aproveitar as coisas boas que um jantar pode oferecer... Ou quem sabe receber convidados e servir refeições em um local pequeno ou em festas dançantes e encontros em que não é possível todos os convidados sentarem à mesa. A solução para estas necessidades tem nome e se chama Finger Food, ou traduzindo do inglês, “comida para comer com as mãos”.

A comida finger food tomou corpo e ganhou a mídia quando conceituados restaurantes entre os quais o espanhol El Bulli, do renomado chef Ferran Àdria passou a oferecer miniporções em releituras pra lá de experimentais usando o máximo da tecnologia bioquímica para criação e apresentação dos pratos. Já no Brasil, com menos pompa, mas com muita criatividade a banqueteira gaúcha Neca Menna Barreto começou a utilizar tais conceitos de comidinhas com a mão para servir recepções e jantares há alguns anos atrás e hoje vários e premiados chefs nacionais seguiram esta tendência. Simplificando a maneira de servir, mas recebendo em grande estilo, a finger food caiu no gosto dos brasileiros e tornou-se uma grande opção para vários tipos de eventos e jantares.


Não há a necessidade de prato, garfo e faca para provar as delícias preparadas por este método, que ao invés destes tradicionais instrumentos, utiliza colherzinhas de porcelana ou louça, palitos, copos, taças, enfim, diversas alternativas criativas para servir sem perder nada em termos de sabor, textura e aroma. As preparações podem ser comidas com uma ou duas mordidas, saltam aos olhos pela apresentação cuidadosa e surpreendem pela diferença no serviço. Tudo para dar um visual elegante ao alimento preparado unindo modernidade e muito estilo e oferecer vários sabores em uma refeição.





A tendência finger food envolve praticidade e informalidade, permitindo que o cardápio seja provado em pé. As receitas nesse estilo vão desde canapés e beliscos até miniaturas de receitas sofisticadas. Champanhe, vinho e cerveja, além de água e refrigerante, são os acompanhamentos ideais para esse tipo de encontro. Estes petiscos também são uma grande possibilidade de economia, pois em alguns jantares de casamentos modernos a comida servida deste modo pode reduzir os gastos em até 25%. Em jantares mais informais, outro benefício, pois os donos da casa não precisam se preocupar com a louça, nem antes nem depois do evento. E as receitas? Bom, inspirados nestas fotos maravilhosas sugiro que se use a criatividade e deixe ela juntar os ingredientes e o preparo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário