quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Talharim à Carbonara


Num jantar dia destes com um casal de amigos comentávamos sobre uma viagem feita ao país que é um dos berços da gastronomia mundial, a Itália, onde pode-se saborear pratos e vinhos encantadores, principalmente nas cidadezinhas que circundam as grandes metrópoles italianas e, desta forma vivenciar por alguns dias o que a prima donna tem de melhor. Um dos preparos mais tradicionais da cozinha italiana é sabidamente a massa e a seus mundialmente conhecidos molhos amatriciana, puttanesca, bolonhesa, pesto, formaggio e hoje apresentado o alla carbonara, uma receita de simples, barata e de rápido preparo. A elaboração deste prato pode variar de acordo com as regiões da Itália, dos restaurantes ou dos gourmets. Alguns utilizam ao invés do bacon, o toucinho da barriga do porco chamado de pancetta, outros, o bacon preparado com a carne das bochechas e do pescoço do animal – o guanciale. Também o uso de ovos gera discussão, sendo que alguns cozinheiros usam apenas as gemas e outros, também as claras. Agora o que é incomum é ver o preparo do molho carbonara na Itália usando creme de leite, utilizado no Brasil para obtenção de um molho mais cremoso. Seja qual for o preparo, o resultado é saborosíssimo e abaixo segue a receita do TALHARIM À CARBONARA.

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de talharim
100g de bacon defumado
3 colheres de sopa de azeite de oliva
50g de manteiga sem sal
Um dente de alho descascado
4 gemas de ovos
2 ovos inteiros
Meia xícara de chá de queijo parmesão ralado
300ml de creme de leite
Fatias de presunto di Parma para decorar
Pitada de noz moscada
Pimenta do reino moída na hora à gosto
Sal a gosto

Preparo:
Corte o bacon em cubinhos de cerca de meio centímetro de espessura e reserve. Coloque o alho, duas colheres do azeite de oliva e a manteiga em uma frigideira e leve ao fogo para aquecer em fogo baixo. Assim que aquecer, retire o alho e junte o bacon picado e frite bem até ficarem crocantes, mexendo quando necessário. Retire do fogo com uma escumadeira e reserve. Em uma tijela, junte as gemas, os ovos inteiros (gema mais as claras), o queijo, o creme de leite, o sal, a noz moscada e a pimenta. Bata com um batedor manual até a mistura ficar esbranquiçada. Junte o bacon frito e misture bem. Corrija o sal e a pimenta e reserve. Cozinhe o talharim até a massa ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água, devolva na mesma panela e ligue o fogo baixo. Adicione o molho mexendo e com cuidado para a mistura de ovos não cozinhar e parecer uma omelete. Sirva em seguida, regue com o restante do azeite de oliva e decore com tiras de presunto enroladinhas e fritas e ainda pode-se dar um toque herbáceo contrastando com um creme de rúcula servido ao lado.

VOCÊ SABIA


A origem da pasta alla carbonara como tudo que é tipicamente italiano é provoca discussões calorosas e intermináveis. Alguns dizem que a simples, fácil e rápida receita foi inventada pelos trabalhadores das minas de carvão da região da Úmbria – os “carbonai” - já alguns dizem que eram produtores de carvão vegetal dos bosques e não de carvão mineral das minas! O fato é que indiferente do tipo de carvão, pelo fato de ficarem longos períodos longe de casa nos interiores italianos, tinham na praticidade e rapidez de alimentos duradouros tais como o toucinho e a massa, sua alimentação. Já outra corrente afirma que o nome vem da pimenta preta moída que representaria o “carvão” no prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário