terça-feira, 12 de maio de 2020

Tarapacá Gran Reserva Syrah 2017


A uva Syrah é uma de minhas preferidas! Sua origem remonta ao império persa em tempos antes de Cristo, mais precisamente onde hoje é o Irã. Mas outros estudos atribuem que a mesma é genuinamente francesa e descende de outras espécies de uvas daquele país: as variedades pouco conhecidas Mondeuse Blanche (branca) e Dureza (tinta). A França é o maior e mais tradicional produtor de Syrah, com grande concentração no vale do rio Rhône com quase 70 mil há plantados seguidos da Austrália com cerca de 42 mil ha. E foi a Austrália cujo cultivo é datado desde o século XIX e despontou com vinhos de excelente qualidade a partir da década de 80 que os australianos inclusive mudaram seu nome para Shiraz. Também é cultivada no Chile em praticamente todas as suas regiões, na África do Sul, EUA e no Brasil no Rio Grande do Sul, no Vale do São Francisco, em Minas Gerais e em São Paulo. 

E é do Chile que vêm o vinho comentado desta semana, produzido pela Viña Tarapacá, o Tarapacá Gran Reserva Syrah 2017, do Vale do Maipo. Fundada em 1874, uma Viña Tarapacá de despontou entre os nomes fortes do vinho chileno de qualidade e possui 600 hectares de vinhos neste vale. Possui cor rubi profundo e carrega aromas que tornam esta casta inebriante, com amoras e cerejas pretas, alcaçuz, azeitonas, pimenta, couro e floral (violetas e lavanda). Também compota e passas. Em boca mostra-se estruturado, com médio corpo, taninos macios e volumosos em boca.  Saboroso e com larga persistência resgata a fruta e a pimenta no paladar.

Amplo na harmonização acompanha desde carnes de caça, como coelho e javali, também porco, cordeiro e queijos maduros. Risotos e massas com molhos estruturados além de  temperos fortes, como cebola, alho, mostarda, pimenta, louro e as ervas aromáticas, como alecrim e tomilho, são ótimos parceiros. Até mesmo hambúrgueres com molho barbecue ou um lombo de porco com especiarias asiáticas e lasanha de berinjela com molho de queijos.

Este Syrah estagiou por 14 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado refrescado na temperatura de 16 a 18oC.

Você encontra os vinhos Tarapacá na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, e tele-entrega pelo whatsapp (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário