quinta-feira, 14 de maio de 2020

O vazio marinado com batatas!


Este é o legítimo prato 2 em 1! .

A mistura de carne preparada com temperos frescos e depois acompanhada de batatas assadas torna-se uma ótima pedida para uma refeição completa, sem a necessidade de acompanhamentos e outros ingredientes. Esta é mais uma daquelas receitas que se pode envolver as crianças no preparo de alguns procedimentos, sempre com cuidado e observância de um adulto. Confira o vazio marinado com batatas!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de vazio sem gordura cortado em retângulos com 5 por 3cm mais ou menos
500g de batatas inglesas brancas pequenas
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de manteiga
4 dentes de alho picadinhos
1 colher de chá de tomilho fresco
1 colher de chá de alecrim fresco
1 colher de chá de orégano fresco
Sal e pimenta do reino moída à gosto
Para a marinada:
1/3 xícara de molho de soja
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de molho de pimenta

Preparo:

Em uma tigela grande, misture os retângulos de vazio com molho de soja, azeite e o molho de pimenta. Deixe marinar por cerca de 30 minutos. Corte as batatas no sentido do comprimento em 4 partes. Em uma frigideira grande, em fogo médio-alto, misture 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Quando a manteiga derreter, adicione as batatas. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe por cerca de 3 minutos, mexendo. Leve a uma assadeira e coloque no forno a 200oC por cerca de 20 minutos até que as batatas estejam douradas e macias. Enquanto isso na mesma frigideira em fogo médio adicione as 2 colheres de sopa de manteiga restantes, o alho, a pimenta e as ervas frescas. Coloque os pedaços de vazio em uma camada da frigideira, mantendo a marinada escorrida para mais tarde. Cozinhe as tiras de cada lado por 3 minutos até dourar. Despeje a marinada e em fogo alto deixe ferver e cozinhe por 3 minutos. Ajuste o tempero com sal e pimenta, se necessário. Retire do fogo e retire as batatas do forno, monte numa bandeja e sirva com um toque a mais de pimenta ervas frescas e uma pitada de queijo parmesão sobre as batatas, se quiser.

Você sabia?


A batata (Solanum tuberosum L.) é nativa da América do Sul, da Cordilheira dos Andes, e foi consumida por populações nativas há mais de 8.000 anos, estando adaptada aos dias curtos da região. Sua introdução na Europa, por volta de 1570, fez com que a espécie fosse selecionada para tuberização em dias longos. Por volta de 1620, foi levada da Europa para a América do Norte, onde se tornou alimento popular. A partir de então, espalhou-se para muitos outros países. Existem controvérsias sobre a origem da batata. Entretanto, há fortes evidências que seja nativa de duas áreas da América do Sul, onde biótipos silvestres ainda existem: uma que envolve as terras altas da Cordilheira dos Andes, que vão do Peru ao Norte da Argentina, e outra que envolve as terras baixas do Centro-sul do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário