quinta-feira, 21 de maio de 2020

O linguado no envelope!


Quem diria que um peixe preparado dentro de um envelope de papel ficaria tão delicioso...

A cocção no “papillote” é uma técnica que envolve vários métodos como assar e cozinhar no vapor simultaneamente ou cozinhar em baixa temperatura. Este papelote ou envelope pode ser feito com diversos materiais sendo os mais comuns o papel manteiga e o papel alumínio devido a facilidade e manuseio. Mas também usa-se como invólucro para o cozimento dos ingredientes bexiga de boi (Volaille de Bresse en vessie avec truffes do chef Paul Bocuse) estômago como a buchada cearense, em panelas de barro como o barreado paranaense, peixes assados em folha de bananeira, peixes assados na crosta de sal e até preparações onde o alimento é envolto em barro, enterrado e sobre o buraco fechado acesa uma fogueira para assar lentamente. Dizem a origem da técnica do “papillote” foi no começo do século, no Restaurante Antoine em Nova Orleans, onde o brasileiro Alberto Santos Dumont, foi homenageado com um prato preparado dentro de um estômago bovino. Depois deste introito vamos as panelas preparar o linguado no envelope!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de filé de linguado
100g de manteiga à temperatura ambiente
1 abobrinha fatiada com 1cm de espessura
2 limões sicilianos fatiados com 2cm de espessura
Tomates cerejas cortados ao meio
Ramos de salsinha
Papel manteiga ou papel laminado

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Abra uma folha de papel manteiga e coloque em camadas pedaços de limão e abobrinha e sobre estes os filés de peixe mantendo muito papel manteiga livre para embrulhar. 

Coloque sobre o filé pedaços finos de manteiga e some os tomates cerejas. Dobre as bordas sobre o peixe e torça bem as pontas. 

Disponha na assadeira e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire do forno, abra o envelope com cuidado por conta do vapor, decore com a salsinha e sirva. Você também pode preparar porções e servir individualmente.  



Você sabia?

O linguado é um peixe marinho ou de águas doces, com um corpo oval e achatado, habitualmente de cor branca na parte inferior e castanha escura na parte superior, onde se encontram ambos os olhos. 

É encontrado no Atlântico Nordeste e Mar Mediterrâneo. Ao longo das primeiras etapas de vida do linguado o olho esquerdo migra para o lado direito do corpo, permitindo-lhe viver semienterrado mas com ambos os olhos de fora. O linguado é peixe que tem os dois olhos de um lado só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário