terça-feira, 26 de maio de 2020

Ventisquero Queulat Gran Reserva Pinot Noir 2013


Dizem que se adquire a maturidade necessária no mundo do vinho quando se aprende a apreciar aqueles elaborados com a uva Pinot Noir.  Esta “princesa das tintas” tem nascimento datado há mais de 20 séculos. Seu local de origem é incerto podendo ser norte da França, Egito ou Lombardia. E duas variantes para a origem do nome Pinot: uma referência ao cacho em formato de pinha ou pelo nome da cidade de Pignols em Puy-de-Dôme, na França. A Pinot Noir dá vida aos lendários Romanée-Conti, ícone vínico. Seu berço esplêndido é a região de Côte de Nuits, Borgonha, França. Mas Nova Zelândia, EUA (Oregon), Chile, África do Sul, Austrália e Argentina, Norte da Itália, Alemanha e Brasil o produzem, cada clima com características diferentes, mas todos com a tradicional elegância, complexidade, sutileza e carga aromática. A fama da Pinot Noir não vem apenas da produção de vinhos. Esta uva também serve de base para champagnes e espumantes, sendo plantada na região de Champagne desde o século XV. É considerada uma das uvas mais difíceis de ser cultivada por ser propensa a diversas doenças, ela matura cedo e sofre em climas mais quentes. O charme de um bom vinho Pinot Noir está no bouquet repleto de aromas e nas diversas sutilezas e nuances que o vinho é capaz de oferecer. Por não ser tão óbvio, é tido por muitos apreciadores como um vinho para especialistas. 

E o exemplar desta casta é o vinho comentado desta semana, vem do Chile, do Vale de Casablanca, o Ventisquero Queulat Gran Reserva Pinot Noir 2013. De cor rubi brilhante seus aromas pronunciam o frutado convidativo da casta com morango, cereja e framboesas além de goiaba, floral com rosas e baunilha pelo estágio em barrica. Seu paladar tem acidez na medida, fruta e ampla persistência, com taninos redondos e excelente retrogosto. Estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 10% novos, 20% de segundo uso e o restante de terceiro e quarto uso.

Este PN faz um belo par gastronômico com um assado de cordeiro, peru, frango, alguns risotos de tempero médio e pratos com pouca gordura.  

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 14 a 16oC.

Você encontra os vinhos Pinot Noir na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, e tele-entrega pelo whatsapp (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário