quinta-feira, 6 de junho de 2019

O penne ao pesto de brócolis!



O outono está chegando no seu período mais frio e com ele abre-se a temporada das receitas com massa!

O saborosíssimo molho pesto nasceu na cidade de Gênova, na Itália. Lá, por conta do clima favorável, a região é rica na variedade de ervas frescas e um sem fim de ingredientes in natura e saudáveis. Tanto que o manjericão mais aromático do mundo vem daquela região. O preparo deste molho tem seus primeiros registros no livro dos irmãos Ratto, o “Cuciniera Genovese”. Ainda se utiliza em muitos lugares o pilão para preparar este molho, esmagando-se nele os ingredientes, por isso a palavra “pesto” tem origem no verbo italiano “pestare” que quer dizer macerar. Já apresentamos neste o preparo do pesto original, hoje faremos uma ousadia, juntaremos uma hortaliça no preparo! Siga a receita do Penne ao Pesto de Brócolis!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de massa tipo “penne”
400g de brócolis sem o talo
3 colheres de sopa de manjericão fresco
3 colheres de sopa de salsinha picada
50g de nozes picadas
6 colheres de azeite de oliva
50g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho em fatias finas
Pimenta preta moída
Pimenta dedo de moça fatiada e raspas de parmesão para decorar
Sal

Preparo:

Em uma panela de água fervente, cozinhe a massa seguindo as instruções da embalagem. Em outra panela de água fervente, escalde o brócolis por 3 minutos, escorra e logo complete com água fria para interromper o cozimento. Em um processador de alimentos, bata o brócolis com o manjericão, salsa, nozes e o azeite de oliva. Adicione o queijo e umas 3 colheres da água do cozimento da massa para soltar o pesto, coloque sal e pimenta. Em seguida, bata novamente e corrija o tempero se necessário. Quando a massa estiver pronta, escorra e retorne à panela. Adicione o pesto de brócolis e misture a massa mexendo com cuidado.  Sirva com as lascas de queijo e a pimenta fatiada.

Você sabia?



O modo de preparo original do pesto tem a utilização do pilão: o objeto, com o movimento rotatório das mãos, faze com que as folhas do manjericão se rasguem e acentuem o seu sabor.  Originalmente, era colocado o alho e o sal grosso na base do pilão — importantes ingredientes para evitar a oxidação das folhas da planta. Em seguida, acrescentava-se aos poucos o manjericão (folhas lavadas e secas) até obter uma pasta homogênea.  Os queijos parmesão e pecorino vinham logo depois e, por último, o molho recebia doses de azeite. A tradição ainda persiste em casas mais tradicionais. No entanto, principalmente aqui no Brasil, as pessoas se renderam à facilidade do liquidificador. Não há problema em usar o instrumento. Porém, se você quer fazer um molho legítimo, é importante ficar atento: o liquidificador, além de possuir lâminas de aço, emite calor; o que poderá aquecer o manjericão e oxidá-lo. A boa notícia, contudo, é que você não precisa abrir mão da praticidade. Uma dica é usar o aparelho na velocidade mínima e fazer pequenas pausas para evitar o aquecimento. Caso queira conservá-la, não se esqueça de cobri-la com um pouco mais de azeite para manter o sabor original.

*Fonte: site Verde Louro

Nenhum comentário:

Postar um comentário