quinta-feira, 27 de junho de 2019

A tortilla de espinaca!



O espinafre com suas dezenas de benefícios a saúde é o ingrediente principal da receita de hoje!  

A tortilla de espinaca – ou tortilha de espinafre – é uma preparo muito semelhante inclusive nos ingredientes a uma omelete. A origem da omelete é francesa e remonta à pré-história. No continente Já no século XVI, os conquistadores e indígenas americanos introduziram a omelete em sua alimentação diária. O ovo destaca-se pela sua riqueza em proteínas de alto valor biológico e também abriga pequenas quantidades de vitaminas A, D e E. As tortilhas são o prato mais simples e rápido para preparar. Hoje a tortilla recebe o espinafre na sua elaboração uma sugestão até mesmo para introduzir vegetais na dieta de adultos e crianças.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de espinafre
1 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
4 ovos
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta preta moída à gosto

Preparo:

Leve a cebola e alho para refogar em uma frigideira com o azeite de oliva. Adicione o espinafre e mexa até que estejam prontos, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata os ovos com o sal e a pimenta. Misture os ovos batidos com o espinafre, a cebola, alho e o queijo ralado. Aqueça novamente a frigideira com um fio de azeite e adicione a mistura. Vire a meio caminho para completar o preparo.

Você sabia?


O espinafre é uma espécie nativa do sul da Ásia, mais precisamente na Pérsia.  Seu nome de origem árabe é "esbanach". Na antigüidade foi muito usado por médicos para fazer cataplasmas contra dores de fígado e estômago. O espinafre foi introduzido na Europa por volta do século XII, sendo realmente valorizado como alimento graças aos hábitos adotados por uma  italiana chamada Catarina de Médicis (1519 – 1589).Catarina era de uma família rica de Florença e casou-se com o rei da França Henrique II. Ao chegar a corte foi rejeitada por ser estrangeira e feia. Até hoje, "acompanhamento à Florentina" quer dizer com espinafre, e estamos fazendo uma homenagem à Catarina de Médicis. Já no mundo infantil, foi o personagem dos desenhos animados chamado Popeye quem começou a estimular as crianças a comerem espinafre para crescerem e ficarem fortes. Ele foi criado em 1919 pelo cartunista E.C. Sega. No auge de sua fama, Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre nos Estados Unidos. O espinafre é rico em ferro (importante para a oxigenação do sangue), cálcio, magnésio e potássio, participam da formação dos ossos e dentes, saúde muscular e prevenção de câimbras. Também é fonte de vitaminas: A (olhos e pulmões), complexo B e ácido fólico (energia e crescimento muscular), C (imunidade e resistência a infecções), E (protege o sistema cardiovascular) e K (coagulação e ossos fortes). Uma xícara da verdura cozida fornece toda a quantidade de vitaminas A e K que uma pessoa precisa por dia, e quase 40% de sua necessidade de magnésio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário