quinta-feira, 20 de junho de 2019

O mexilhão ao molho de soja picante!



Quase uma instituição na Bélgica, o mexilhão adquire texturas e aromas quando preparado com ingredientes orientais!   

Sou um fã inconteste deste fruto do mar! O mexilhão há tempos atrás era praticamente um alho para o vampiro na minha concepção. Não gostava do mesmo, tudo fruto de uma malfadada experiência gastronômica junto a uma salada com vinagrete de mexilhão. Até pouco tempo atrás quando sentia o cheiro de vinagrete ou enxergava tal molusco de casca escura me arrepiava negativamente. Mas, como o tempo é o melhor remédio, acabei por restabelecer o mexilhão aos pratos e as minhas receitas, como nesta inspirada num ícone dos restaurantes japoneses Aoyama de São Paulo, o mexilhão ao molho de soja picante! Confira.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

24 mexilhões com casca
1 dente de alho ralado
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de pimenta em flocos
1 colher de chá de vinagre de arroz
1 xícara de molho de soja tipo shoyu
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de sopa de amido de milho
Cebolinha verde fatiada

Preparo:

Em uma tigela coloque o alho, o gengibre e a pimenta em flocos. Adicione o vinagre e mexa para combinar. Reserve por 5 minutos para permitir que os sabores se juntem. Some os demais ingredientes menos a cebolinha verde e bata bem para misturar. Leve ao fogo baixo para reduzir e engrossar. Cozinhe os mexilhões no bafo por cerca de 5 minutos. Divida-os em tigelas, derrame o molho por cima, salpique com a cebolinha verde e sirva!

Você sabia?


O mexilhão está presente na culinária europeia sendo o prato nacional da Bélgica - o internacionalmente famoso Mexilhão com Batata Frita – e também no cardápio da gastronomia lusitana onde os pescadores os comem assados sobre as brasas. Já na gastronomia oriental, é comum encontrar a iguaria em receitas que levam saquê e também em sopas. O molusco, às vezes, é comparado a outra concha da mesma família: a ostra mas diferem no sabor e na textura. Os mexilhões possuem cor bege, branca, vermelho ou acinzentada, corpo mais consistente que o das ostras, são encontrados em água corrente, possuem sabor salgado leve e têm um custo mais acessível. O segredo do preparo está no tempo de cozimento. O mexilhão deve permanecer na panela apenas o suficiente para abrir. A ciência de uma saborosa receita de mexilhões começa na compra, pois a procedência é fundamental. Para limpar, primeiro se raspa com uma faca as cracas e algas que podem estar presas no mexilhão. Depois, solta-se a fibra que prende a carne à casca. Em seguida, é só levar para uma panela com água fervente ou até mesmo vinho, para abrirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário