quinta-feira, 29 de março de 2018

A moqueca de Páscoa!



  
Para uma data tão contemplativa uma deliciosa receita par reunir a família no entorno da mesa!

A Páscoa está aí! E com ela toda a simbologia que a data oferece – mas nunca esquecido real motivo de sua celebração. O tradicional jejum acabou sendo adaptado para o consumo de peixes em alguns lugares e pelos cristãos passando a fazer parte do almoço da sexta-feira santa. E esta receita de Moqueca de Peixe vêm atender aqueles que pensam em preparar alguma coisa especial junto a família! Confira     



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

800g de Congrio ou Peixe Anjo 
4 tomates
1 pimentão vermelho pequeno
1 pimentão verde pequeno
1 pimentão amarelo pequeno
1 cebola branca grande
4 dentes de alho
Suco de 1 limão
300 ml leite de coco
sal a gosto
Gotas de tabasco à gosto
Coentro fresco à gosto
Azeite Oliva
2 colheres de sopa de azeite de dendê

Preparo:

Fatiar os legumes – tomates, pimentões, alho e cebola. Temperar as postas de peixe com o suco do limão.  Para montar a moqueca de preferência utilizar uma legítima panela de barro. Aquece-la durante uns 20 minutos. Na panela, acrescentar um pouquinho de azeite de oliva e montar a moqueca colocar uma camada de cebola, tomate e pimentões, em seguida adicionar as postas de peixe, os azeites e temperar a pimenta-do-reino. Cobrir com o restante dos legumes fatiados. Adicionar o tabasco e temperar com sal. Cozinhar. Quando o peixe estive cozido, finalizar com o leite de coco e o coentro e servir preferencialmente com pirão e arroz branco.

Você sabia?


A Páscoa, que originalmente é uma festa judaica, sendo seu nome originário da palavra hebraica “pessach” que significa “passar por cima”, uma referência ao episódio narrado no Antigo Testamento quando o anjo da morte “passou por cima” das casas dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos. Na comunidade cristã a Páscoa só perde para os festejos do Natal, embora poucos conheçam a fundo seu real significado, assim como a introdução dos coelhos, ovos e o jejum acrescentados ao evento. Foi Moisés que instituiu a festa da “páscoa” como forma de relembrar os eventos que antecederam saída dos judeus do Egito, terminando então os mais de quatrocentos anos de escravidão. Na festa, que se tornou a mais importante festa anual dos judeus, sacrificava-se um cordeiro que era preparado de acordo com os costumes da época. A entrada de Jesus Cristo na celebração da Páscoa ocorre então após o mesmo ter sido preso e morto durante este período festivo. Como sua morte aconteceu na sexta-feira, a “sexta da paixão” entrou no calendário cristão durante a idade média como dia santo. Foi na quinta-feira à noite, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comia o cordeiro pascoal com seus discípulos em Jerusalém, determinando que os seus discípulos passassem a comer pão e tomar vinho em sua memória. Desta forma o período de quarenta dias da quaresma representaria a preparação para a Páscoa, feita através de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações. 


Uma ótima e reflexiva Páscoa a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário